30 de ago. de 2013

GeoGebra para Android - Versão 1 - 2013




Desde 30 de agosto o Google Play disponibiliza o GeoGebra para o Android 4.0.3 ou superior. Geogebra é um software de Geometria Dinâmica muito utilizado e difundido em todo o mundo.

Nos testes que eu fiz, necessita que o Android esteja conectado na Internet.

Link para o Geogebra no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=br

Link para o Geogebra no PC/Notebook (Java): http://www.geogebra.org/cms/download

Atenção
Este post é uma atualização do anterior: http://jpiton.blogspot.com.br/2011/03/geogebra-no-celular-geogebra-mobile.html

29 de ago. de 2013

Utilizando fórmulas e notação Latex no Word



Um recurso muito útil para usuários de Latex e Word é o latexInWord. Este fornece macros para o Microsoft Word que permitem o uso das fórmulas matemáticas em LaTeX, tanto em linha como em modos de exibição. É uma ferramenta muito interessante para quem deseja aprender mais sobre o Latex, ou mesmo que esteja interessado somente na substituição do Equation pelo Latex no Word.

Site oficial e download: http://sourceforge.net/projects/latexinword

Vídeos, animações, simulações, imagens e aulas gratuitas disponibilizadas pelo e-unicamp

Fonte: e-unicamp

O Portal e-Unicamp foi concebido com o objetivo de disseminar o conhecimento gerado pela Instituição por meio da disponibilização de vídeos, animações, simulações, ilustrações e aulas, materiais criados pelos próprios professores da Unicamp e de acesso livre ao público. O projeto é resultado de esforço relevante, no sentido de aproximar a comunidade da produção técnico-científica que as disciplinas dos cursos de graduação da Unicamp refletem (fonte: e-unicamp).



Mais informações e site oficial: http://www.ggte.unicamp.br/e-unicamp/public/

26 de ago. de 2013

Reblog: Questões de Matemática da Prova Brasil - para impr...

Blog da Maiza Lamonato: Questões de Matemática da Prova Brasil - para impr...: A partir de questões (itens) da Prova Brasil de Matemática do INEP, divulgadas em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_...

Primeira impressora 3D para venda no Brasil


Agora, o brasileiro tem mais uma opção para criar objetos por conta própria e no conforto do seu lar: seja uma capinha para um smartphone de última geração ou para o mais novo tablet, ou quem sabe um ímã de geladeira e até mesmo uma bola de basquete. A CUBE permite tudo isso e é um dos equipamentos mais simples e fáceis de usar dos já disponíveis no mercado. Ela lê arquivos sem necessidade de cabo, já que possui conexão wi-fi e entrada de pen drive, imprime de forma ainda mais veloz em material ABS, que oferece resistência, e PLA, que empresta brilho aos objetos, e vem acompanhada de um software amigável, que permite criar desenhos e outras produções de forma rápida, disponível em Windows e Mac. O usuário também tem à disposição 16 cores para impressão, entre elas as vibrantes, neutras, metálicas e até as que brilham no escuro (fonte: Saraiva.com)





Site oficial da impressora
Vendas

Notícias e testes/reviews da Cube 3D




5 de ago. de 2013

Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2013



CBIE 2013: 25 a 29 de novembro de 2013
Vários esforços têm sido conduzidos no sentido de propiciar uma educação de qualidade e para todos. No Brasil, tais esforços incluem ações do governo (ex. políticas públicas), das escolas (ex. novas práticas de ensino), das famílias (ex. engajamento e participação), das universidades (modelos pedagógicos, formação inicial e continuada de professores) e da sociedade em geral. Neste contexto, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm se tornado cada vez mais relevantes como indutoras de uma educação de mais qualidade e acessível a todos. Dispositivos computacionais já fazem parte do dia a dia das pessoas, seja como fonte de informação ou na busca por novos conhecimentos e práticas, assim como tem influenciado massivamente o desenvolvimento das novas gerações.
Ao mesmo tempo em que a informática propicia novos horizontes à educação e à aprendizagem, com inúmeras possibilidades de aprimoramentos na qualidade de ensino, ela impõe desafios tanto de natureza prática como científica. O “sonho” de uma escola voltada para o futuro recai na busca por caminhos alternativos para o uso da informática como aliada do professor, do aluno e da escola. Tais caminhos requerem intensos esforços de pesquisa, formação de professores, gestão escolar, entre outros; tais esforços vão além do acesso e disponibilização de dispositivos computacionais nas escolas, mudando o foco para de simplesmente “ter” para “como utilizá-los” na educação. Para tanto, se faz necessário o intenso envolvimento da comunidade científica, dos educadores, do governo e da sociedade brasileira.             
Anualmente, o SBIE e o WIE apresentam dezenas de propostas e experiências muito interessantes de aplicação da informática na educação. Mas apesar dos mais de vinte anos em que o SBIE ocorre, as ferramentas e experiências nele apresentadas não vieram a ser integradas ao dia a dia da escola brasileira. O Congresso Brasileiro de informática na Educação – CBIE 2013, que oficializa a integração no tempo e no espaço entre os eventos nacionais da Sociedade Brasileira de Computação, trouxe para si, como tema “Informática na Educação: da pesquisa à ação” a responsabilidade de discutir estratégias e posturas que viabilizem a aplicação, nas escolas, das ideias discutidas na academia, ajudando o país na superação do seu maior desafio, que é a melhoria do ensino fundamental e médio.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...