5 de ago. de 2013

Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2013



CBIE 2013: 25 a 29 de novembro de 2013
Vários esforços têm sido conduzidos no sentido de propiciar uma educação de qualidade e para todos. No Brasil, tais esforços incluem ações do governo (ex. políticas públicas), das escolas (ex. novas práticas de ensino), das famílias (ex. engajamento e participação), das universidades (modelos pedagógicos, formação inicial e continuada de professores) e da sociedade em geral. Neste contexto, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm se tornado cada vez mais relevantes como indutoras de uma educação de mais qualidade e acessível a todos. Dispositivos computacionais já fazem parte do dia a dia das pessoas, seja como fonte de informação ou na busca por novos conhecimentos e práticas, assim como tem influenciado massivamente o desenvolvimento das novas gerações.
Ao mesmo tempo em que a informática propicia novos horizontes à educação e à aprendizagem, com inúmeras possibilidades de aprimoramentos na qualidade de ensino, ela impõe desafios tanto de natureza prática como científica. O “sonho” de uma escola voltada para o futuro recai na busca por caminhos alternativos para o uso da informática como aliada do professor, do aluno e da escola. Tais caminhos requerem intensos esforços de pesquisa, formação de professores, gestão escolar, entre outros; tais esforços vão além do acesso e disponibilização de dispositivos computacionais nas escolas, mudando o foco para de simplesmente “ter” para “como utilizá-los” na educação. Para tanto, se faz necessário o intenso envolvimento da comunidade científica, dos educadores, do governo e da sociedade brasileira.             
Anualmente, o SBIE e o WIE apresentam dezenas de propostas e experiências muito interessantes de aplicação da informática na educação. Mas apesar dos mais de vinte anos em que o SBIE ocorre, as ferramentas e experiências nele apresentadas não vieram a ser integradas ao dia a dia da escola brasileira. O Congresso Brasileiro de informática na Educação – CBIE 2013, que oficializa a integração no tempo e no espaço entre os eventos nacionais da Sociedade Brasileira de Computação, trouxe para si, como tema “Informática na Educação: da pesquisa à ação” a responsabilidade de discutir estratégias e posturas que viabilizem a aplicação, nas escolas, das ideias discutidas na academia, ajudando o país na superação do seu maior desafio, que é a melhoria do ensino fundamental e médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...