14 de nov. de 2013

Programa de Oncobiologia da UFRJ lança jogos virtuais para crianças internadas (Notícias FAPESP)

(Agência FAPESP - 13/11/2013)


Missão Saúde é o nome da série de videogames que aborda questões relacionadas a higiene pessoal, coleta seletiva, saúde e alimentação saudável

Agência FAPESP – O Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, no site do museu virtual do câncer Acubens, uma série de jogos virtuais direcionados a crianças internadas.

Batizada de Missão Saúde, a série conta com seis games, que tratam de assuntos como higiene pessoal, coleta seletiva, saúde e alimentação saudável. São eles: “Uma mão lava a outra”, “Por dentro”, “Cura Cura”, “Prato Cheio”, “7 Erros” e “Lixo no lixo”.

A ideia de desenvolver os jogos educativos para crianças de 5 a 10 anos surgiu após estágio da aluna do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFRJ Carolina Vilella no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dedicada à atenção da saúde materno-infantil e do adolescente.

Durante o estágio, Carolina observou as dificuldades de crianças e adolescentes internados. “É um momento em que eles passam por mudanças na aparência e no seu dia a dia, além de terem que enfrentar o medo de um futuro completamente desconhecido. Estar internado significa abrir mão da escola, da convivência com os amigos e familiares, das brincadeiras, de casa e de todas as atividades do dia a dia”, afirmou a graduanda.

Com o objetivo de divertir e levar conhecimento às crianças, os jogos foram desenvolvidos e depois testados com crianças do IFF. O acesso aos videogames pode ser feito pelo site http://www.acubens.com.br/index.asp


11 de nov. de 2013

Resumo das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Teste Adaptativo Computadorizado

Um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) ou Teste Adaptativo Computadorizado (TAC) (Computer Adaptive Test - CAT) propõe uma forma de avaliação caracterizada por selecionar as questões segundo os níveis estimados de habilidade (ou proficiência) do estudante. Mediante um conjunto de questões, um CAT tem a principal característica de "individualizar um teste", ou seja, cada aluno participante recebe um elenco de diferentes questões, em diferentes quantidades.

Nesse contexto, o artigo Proposta de ferramenta para uso abrangente de Testes AdaptativosComputadorizados na Educação a Distância (MANSEIRA e MISAGHI, 2013) realiza uma ampla revisão da literatura nacional sobre CAT (até o ano de 2013), com destaque para artigos, teses e dissertações. O Quadro 1 traz a síntese desses resultados.

Quadro 1. Resumo das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre CAT até 2013 
(MANSEIRA e MISAGHI, 2013).

Referência

Manseira, P. R. P. e Misaghi, M. Proposta de ferramenta para uso abrangente de Testes Adaptativos Computadorizados na Educação a Distância. III Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRepro). 04 a 06 de dezembro de 2013. Ponta Grossa, PR.

Ferramentas digitais de acesso fácil para aulas de Matemática (Easy-to-Access Digital Tools for Math Lessons)

Palavras-chave: Ferramentas digitais, ensino de matemática, plataformas interativas, recursos educacionais, jogos educativos. A motivação de...