11 de nov de 2013

Resumo das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Teste Adaptativo Computadorizado

Um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) ou Teste Adaptativo Computadorizado (TAC) (Computer Adaptive Test - CAT) propõe uma forma de avaliação caracterizada por selecionar as questões segundo os níveis estimados de habilidade (ou proficiência) do estudante. Mediante um conjunto de questões, um CAT tem a principal característica de "individualizar um teste", ou seja, cada aluno participante recebe um elenco de diferentes questões, em diferentes quantidades.

Nesse contexto, o artigo Proposta de ferramenta para uso abrangente de Testes AdaptativosComputadorizados na Educação a Distância (MANSEIRA e MISAGHI, 2013) realiza uma ampla revisão da literatura nacional sobre CAT (até o ano de 2013), com destaque para artigos, teses e dissertações. O Quadro 1 traz a síntese desses resultados.

Quadro 1. Resumo das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre CAT até 2013 
(MANSEIRA e MISAGHI, 2013).

Referência

Manseira, P. R. P. e Misaghi, M. Proposta de ferramenta para uso abrangente de Testes Adaptativos Computadorizados na Educação a Distância. III Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRepro). 04 a 06 de dezembro de 2013. Ponta Grossa, PR.