20 de abr. de 2012

Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira

 
 
Uma excelente notícia. Declara-se que o Educador Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira. Mais informações no site do Instituto Paulo Freire.
 
_______________________________________________________________________ 
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.612, DE 13 DE ABRIL DE 2012.

Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu
sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação 
Brasileira.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 13 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.

DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante

Este texto não substitui o publicado no DOU de 16.4.2012
_______________________________________________________________________________ 

10 de abr. de 2012

SciELO livros e ebooks - Download gratuito para tablets, ebooks, smartphones e PCs

 
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. 

Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador (fonte: http://books.scielo.org/introducao/).

Os livros podem ser baixados nos formatos PDF ou epub para leitores digitais e tablets.

Link para SciELO livros: http://books.scielo.org/

9 de abr. de 2012

Mestrado Profmat terá 1.575 vagas - Capes



Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Terça, 03 de Abril de 2012 15:28

Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.

Os professores precisarão fazer uma prova e os selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500 professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino superior nas cinco regiões, num total de 74 polos presenciais.



7 de abr. de 2012

Apostila de Cálculo Diferencial e Integral do Prof. Dr. João Sampaio


Segue mais uma recomendação de material de estudo de Cálculo Diferencial e Integral 1, que é o material do Prof. Dr. João Sampaio do Departamento de Matemática da UFSCar. Trata-se de um material de alta qualidade, desenvolvido a partir de toda sua experiência didática e de pesquisa em Ensino de Matemática.

É um material em que "os textos aqui disponíveis, no formato de capítulos (aulas), farão parte de um livro de Cálculo 1, em preparação. O espírito do texto é prover um curso bem "enxuto" de cálculo diferencial e integral, de funções reais de uma variável. Não se trata de um curso de elementos de análise, sendo o tratamento dos temas bastante intuitivo. Os textos podem ser impressos para fins de estudo ou ensino, respeitando-se os direitos autorais do autor" (João Sampaio).

Link para download dos capítulos: http://www.dm.ufscar.br/profs/sampaio/calculo1.html

Programa Educação Financeira da TV Cultura



O programa Educação Financeira nasceu da parceria entre BM&FBOVESPA e TV Cultura. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País em prol da popularização dos conceitos de economia, finanças pessoais e tipos de investimento a partir da televisão.  O programa oferece um conteúdo didático, de linguagem fácil e enfoque bem humorado. O tema educação financeira tem recebido grande destaque nacional e internacional nos últimos anos. 

A estabilidade da moeda, o controle da inflação, a queda nas taxas de juros, entre outras mudanças significativas na área econômica vem propiciando novos horizontes financeiros a milhares de brasileiros. Esse novo cenário que se abre traz a oportunidade das pessoas repensarem todo o seu relacionamento com o dinheiro.

O Educação Financeira vai esmiuçar temas do universo econômico para um público interessado em aprimorar o trato com suas finanças e com isso alcançar maior qualidade de vida.

Link: http://www.tveducacaofinanceira.com.br

"A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos".
Arthur Schopenhauer (1788 - 1860)

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...