24 de out. de 2010

Chamada eletrônica de alunos: soluções tecnológicas na escola de São Paulo



Chamadas, controle de notas e informações sobre o desempenho do estudante; soluções tecnológicas ajudam no controle e no dia-a-dia. Os alunos adoraram a novidade! Desde agosto, nesta escola da Praia Grande, litoral de São Paulo, as crianças não respondem chamada. Assim que elas chegam à sala de aula,marcam presença colocando o dedo neste leitor de impressões digitais. O sensor biométrico se encarrega dessa "chama virtual".

22 de out. de 2010

Referenciais Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática

Os Referenciais Curriculares Nacionais (RCN) do MEC para a Licenciatura e o Bacharelado em Matemática foram publicados em abril de 2010. Segue abaixo os link para download do RCN:

Download do RCN Licenciatura e Barcharelado em Matemática.

Download do RCN completo (todos os cursos).

Dicas de softwares simples para elaboração de homepages em HTML

Hoje em dia muitos professores querem elaborar sua própria homepage ou site e existem muitas ferramentas para isso. Porém, muitas delas são complexas tanto no uso quanto na instalação, demandando muito tempo do professor (tempo muito escasso, dado o volume de aulas e atividades diversas dos professores). Ainda, existem outros problemas, taiz como gratuidade do software e disponibilização em algum local na Internet.

Para isso, vou sugerir alguns editores de HTML gratuitos chamados de "simple html editors", que tem o objetivo de criar páginas com layout simples, mas funcionais e que rodam em qualquer navegados (Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera, etc). Também posto alguns sites que hospedam gratuitamente estas homepages, lembrando que normalmente possuem restrições de espaço para armazenamento e alguns acordos para propaganda (pela gratuidade).


Editores HTML

NVU

Um editor simples que possui preview instantâneo da homepage, e gera código HTML "limpo", sem aquelas bagunças geradas, por exemplo, por editores como o Frontpage. É gratuito e possui versões para Linux e Windows. Altamente recomendado para usuários iniciantes em elaboração de homepages.


Download em português: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45775.htm
Informações: http://www.net2.com


Veign

Um editor bastante simples HTML bastante simples e que não necessita de instalação, pois roda pelo próprio navegador. Friso que o professor deverá salvar a página localmente no seu computador. O site não hospeda homepages. Apenas versão em inglês.


Site do Veign: http://www.veign.com/tools/easy-html-editor/


Kompozer

Trata-se de um upgrade do NVU. É um editor simples que possui preview instantâneo da homepage, e gera código HTML "limpo". Possui apenas versão em Linux. Altamente recomendado para usuários iniciantes em elaboração de homepages.



Informações e download: http://kompozer.sourceforge.net

Dica: para usuários do Ubuntu e Debian, basta instalar pelo terminal/console, com o comando apt-get install kompozer (e sim para todas as dependências).


Hospedagem de homepages

Lembro que  grande parte dos sites de hopedagem necessitam de cadastramento do usuário com e-mail.


Google Sites

Trata-se de um dos mais completos sites de hospedagem e elaboração de homepages. As ferramentas não são simples, e requerem aprendizagem do usuário. Possui versão em português. Usuário gmail não necessitam de cadastramento.




Webs

Um site que elabora e hospeda homepages. Somente em inglês.





HPG

Um site brasileiro do grupo IG, oferece diversos serviços para hospedagem de homepages. Tem pacotes gratuitos e pagos (com serviços adicionais). Possui um conjunto de templantes que facilitam a elaboração de homepages e sites. Não necessita cadastramento para usuários do IG.






Software para elaboração de cartazes para congressos e eventos: Posteriza


Um software sugerido para elaboração de um cartaz é o Posteriza, que apoia o professor e/ou profissionais em sua elaboração, de forma rápida e com um bom layout. O software está disponível apenas para Windows.

Mais informações e download no link abaixo:


http://www.posteriza.com

11 de out. de 2010

Discalculia e aprendizagem da Matemática

Há uma matéria interessante no Jornal Estado de Minas Digital mostrando resultados de um trabalho que é realizado por pesquisadores do Laboratório de Neuro-Psicologia do Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), em parceria com o Laboratório de Genética Humana/Médica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com colaboração do Serviço Especial de Genética do Hospital das Clínicas, todos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), da PUC Minas.

O estudo aponta relaciona o baixo desempenho dos alunos em questões neurológicas.

O artigo completo é encontrado neste link: http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041

Link original: http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml

Entenda discalculia de maneira prática: http://www.julianamendes.com/2010/01/discalcolicos-anonimos.html

4 de out. de 2010

Teoria da Resposta ao Item Conceitos e Aplicações (livro recomendado - download)


Segue um livro sobre Teoria de Resposta ao Item (TRI) que esclarece muitas dúvidas sobre este assunto. Para melhor compreensão, recomenda-se bons conhecimentos de matemática universitária.

Download do livro: http://www.custosemedidas.ufsc.br/livroTRI.pdf

Referência do livro: Andrade DF, Tavares HR, Valle RC. Teoria de Resposta ao Item: conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística; 2000.

2 de out. de 2010

TOEFL não é um Teste Adaptativo Informatizado


De acordo com o documento TOEFL Test at a Glance disponibilizado oficialmente pela ETS (que elabora o exame), a prova não é adaptativa, ou seja, não é um exame que seleciona as questões mais "fáceis" ou mais "difíceis" de acordo com o conjunto de acertos e erros do examinado em questões anteriormente respondidas. 

Mais detalhes sobre este tipo de prova, chamada de Teste Adaptativo Informatizado, pode ser encontrado no artigo abaixo:

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...