22 de out. de 2010

Dicas de softwares simples para elaboração de homepages em HTML

Hoje em dia muitos professores querem elaborar sua própria homepage ou site e existem muitas ferramentas para isso. Porém, muitas delas são complexas tanto no uso quanto na instalação, demandando muito tempo do professor (tempo muito escasso, dado o volume de aulas e atividades diversas dos professores). Ainda, existem outros problemas, taiz como gratuidade do software e disponibilização em algum local na Internet.

Para isso, vou sugerir alguns editores de HTML gratuitos chamados de "simple html editors", que tem o objetivo de criar páginas com layout simples, mas funcionais e que rodam em qualquer navegados (Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera, etc). Também posto alguns sites que hospedam gratuitamente estas homepages, lembrando que normalmente possuem restrições de espaço para armazenamento e alguns acordos para propaganda (pela gratuidade).


Editores HTML

NVU

Um editor simples que possui preview instantâneo da homepage, e gera código HTML "limpo", sem aquelas bagunças geradas, por exemplo, por editores como o Frontpage. É gratuito e possui versões para Linux e Windows. Altamente recomendado para usuários iniciantes em elaboração de homepages.


Download em português: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld45775.htm
Informações: http://www.net2.com


Veign

Um editor bastante simples HTML bastante simples e que não necessita de instalação, pois roda pelo próprio navegador. Friso que o professor deverá salvar a página localmente no seu computador. O site não hospeda homepages. Apenas versão em inglês.


Site do Veign: http://www.veign.com/tools/easy-html-editor/


Kompozer

Trata-se de um upgrade do NVU. É um editor simples que possui preview instantâneo da homepage, e gera código HTML "limpo". Possui apenas versão em Linux. Altamente recomendado para usuários iniciantes em elaboração de homepages.



Informações e download: http://kompozer.sourceforge.net

Dica: para usuários do Ubuntu e Debian, basta instalar pelo terminal/console, com o comando apt-get install kompozer (e sim para todas as dependências).


Hospedagem de homepages

Lembro que  grande parte dos sites de hopedagem necessitam de cadastramento do usuário com e-mail.


Google Sites

Trata-se de um dos mais completos sites de hospedagem e elaboração de homepages. As ferramentas não são simples, e requerem aprendizagem do usuário. Possui versão em português. Usuário gmail não necessitam de cadastramento.




Webs

Um site que elabora e hospeda homepages. Somente em inglês.





HPG

Um site brasileiro do grupo IG, oferece diversos serviços para hospedagem de homepages. Tem pacotes gratuitos e pagos (com serviços adicionais). Possui um conjunto de templantes que facilitam a elaboração de homepages e sites. Não necessita cadastramento para usuários do IG.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...