É com prazer que comunico aos meus leitores que temos mais uma publicação na área de testes adaptativos. O artigo trata do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes de cursos da Educação Superior. É realizado por meio de lápis e papel e analisado sob a metodologia da Teoria Clássica de Testes. Buscando minimizar custos de distribuição, aplicação e correção, os Testes Computadorizados são inovadores e, quando utilizado sob a ótica da Teoria de Resposta ao Item, podem ser adaptativos. Um teste adaptativo seleciona os itens dinamicamente conforme o examinado responde ao teste, resultando em um teste individualizado, com a vantagem de ser mais curto que os testes convencionais. Este artigo tem como objetivo avaliar a viabilidade da aplicação metodológica de um teste adaptativo. Partindo de 10.861 respostas de estudantes de Licenciaturas em Matemática e 206.359 testes adaptativos simulados, os resultados mostram que uma seleção por Kullback-Leibler é a que apresenta um teste mais curto e tão preciso quanto os convencionais.
Revista Meta: Avaliação e-ISSN 2175-2753
http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2735
http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i36.2735
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algumas recomendações antes de postar um comentário:
* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.
Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.