29 de ago. de 2024

Uma análise de itens de matemática do ENEM Digital via Taxonomia de Bloom Revisada (artigo)


Uma análise de itens de matemática do ENEM Digital via Taxonomia de Bloom Revisada

Julia Ribeiro Tamborlin

Jean Piton-Gonçalves

Resumo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem revolucionado a aplicação de testes objetivos de múltipla escolha, como ocorreu no ENEM Digital. Nesse contexto, este artigo aborda uma pesquisa que analisou e classificou os itens da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM Digital de 2020 por meio da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Os resultados indicam uma distribuição desigual dos itens na matriz bidimensional da TBR, sendo que 50% da prova requer "Conhecimento Efetivo". Além disso, a categoria mais frequente de "Processos Cognitivos" foi "Aplicar," representando 36% do total de itens da prova.

Acesso e download

https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32838

Ferramentas digitais de acesso fácil para aulas de Matemática (Easy-to-Access Digital Tools for Math Lessons)

Palavras-chave: Ferramentas digitais, ensino de matemática, plataformas interativas, recursos educacionais, jogos educativos. A motivação de...