2 de jan. de 2021

Framework para Avaliação Diagnóstica de Cálculo Numérico (artigo)

Pessoal

Segue uma publicação realizada em parceria que versa sobre um Framework para Avaliação Diagnóstica de Cálculo Numérico.


Jean Piton-Gonçalves

Marcus Vinicius de Araujo Lima 


Resumo: O presente trabalho desenvolve e aplica um framework para avaliações diagnósticas em disciplinas de Cálculo Numérico. A revisão da literatura não identificou trabalhos com essa temática. Buscando preencher esta lacuna, o framework para Avaliação Diagnóstica em Cálculo Numérico (Diagnostic Assessment Framework for Numerical Methods, DAF-NuM) é um instrumento inédito que norteia a elaboração de testes diagnósticos que avaliam um conjunto de conhecimentos que um estudante de engenharia deve compreender para cursar adequadamente tal disciplina. Partindo desse framework, foi aplicado um teste diagnóstico computadorizado a 105 estudantes. Resultados dessa pesquisa revelam que é possível elaborar um teste pautado no DAF-NuM, que contribui para se compreender, de fato, as inter-relações entre o conteúdo aprendido em situações e/ou disciplinas anteriores (pré-requisitos) e como esse conteúdo ocorre em outra disciplina.

Palavras-chave: Avaliação Diagnóstica, Framework, Cálculo Numérico.

Acesso ao artigo completo: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID782/v15_n3_a2020.pdf 

Revista: https://if.ufmt.br/eenci/

 

 

Nenhum comentário:

Ferramentas digitais de acesso fácil para aulas de Matemática (Easy-to-Access Digital Tools for Math Lessons)

Palavras-chave: Ferramentas digitais, ensino de matemática, plataformas interativas, recursos educacionais, jogos educativos. A motivação de...