Logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes: uma análise de itens do ENEM do ponto de vista curricular
Jean Piton-Gonçalves, Erica Rachel de Souza, Maiza Lamonato
Este artigo responde à questão “de que forma e quantidade os itens que envolvem os conteúdos de logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes vem ocorrendo nas provas do ENEM ao longo dos últimos anos?” A motivação provém (i) da lacuna da literatura quanto à proporção entre os conteúdos curriculares propostos do Ensino Médio e aqueles avaliados pelo ENEM e (ii) dos conteúdos que são requisitos para as disciplinas de cálculo, geometria analítica e álgebra linear em cursos de ciências exatas e de engenharias. Foram minerados os microdados do ENEM de 2009 a 2014 e analisado o currículo de Matemática do Estado de São Paulo. Resultados mostram que, em seis anos de aplicação do ENEM, apenas 3.3% do conteúdo curricular pertence aos conteúdos analisados, comprometendo a validade de conteúdo do teste.
Referência
PITON-GONÇALVES, J.; SOUZA, E. R. ; LAMONATO, M. . Logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes: uma análise de itens do ENEM do ponto de vista curricular. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 1-22, 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algumas recomendações antes de postar um comentário:
* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.
Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.