14 de mai. de 2020

Neuromat faz vídeos de difusão matemática que ajudam no combate à COVID-19

Agência FAPESP * – Um projeto do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP na Universidade de São Paulo (USP), pretende responder questões matemáticas e também ajudar no enfrentamento à COVID-19.


A iniciativa traz uma série de vídeos sobre como os modelos matemáticos podem ajudar a entender o contágio do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O conteúdo é voltado a um público amplo, não apenas acadêmico, para estimular não só a conscientização sobre a COVID-19, como também para ajudar no entendimento e na difusão da matemática.

Estão planejados alguns episódios. O primeiro vídeo foi ao ar na terça-feira (12/05) apresentado por Fernando da Paixão, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador principal do NeuroMat, e por Aline Duarte, docente do Instituto de Matemática e Estatística da USP. O primeiro episódio respondeu às seguintes perguntas: Como modelar/minimizar o número de contágios? Como identificar o grupo de risco? Qual a melhor estratégia de tratamento?

Os próximos três vídeos já estão em produção e devem acontecer ao vivo pelo Youtube e pela página do Facebook do Neuromat, com a possibilidade de perguntas do público. A frequência será de duas semanas, sendo que os próximos acontecerão nos dias 26 de maio, sobre curvas matemáticas e sobre a progressão do coronavírus, nos dias 9 de junho e 26 de junho.

Mais informações em: https://neuromat.numec.prp.usp.br/ ou pelo e-mail comunicacao@numec.prp.usp.br.
*Com informações de Giovanna Fontenelle, assistente de difusão do NeuroMat.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...