9 de abr de 2015

Em 2015 o PISA poderá ser um Teste Adaptativo

De acordo com as informações do Inep, a aplicação do Pisa (Programme for International Student Assessment), em 2015, será computadorizado e  com foco em Ciências.

O grande diferencial é que, além de ser computadorizado (Computer-Based Assessment - CBA), poderá ser um Teste Adaptativo. O documento PISA 2015 DESIGN 33rd meeting of the PISA Governing Board nos fornece indícios:

"... Computer delivered components could incorporate adaptive testing ..." (p. 2). 

No mesmo documento existe uma ampla discussão sobre a metodologia.

O que é um Teste Adaptativo?

Os Testes Adaptativos Informatizados (TAI) ou Testes Adaptativos Computadorizados (TAC) (Computer Adaptive Test - CAT) propõem uma forma de avaliação caracterizada por selecionar as questões segundo os níveis estimados de habilidade (ou proficiência) do estudante. Mediante um conjunto de questões, um CAT tem a principal característica de "individualizar um teste", ou seja, cada aluno participante recebe um elenco de diferentes questões, em diferentes quantidades. Mais informações em: http://www.dm.ufscar.br/~jpiton/testes.html

Como serão os itens (questões) do PISA?

Neste link seguem vários exemplos de itens das provas:  

O que é o PISA?

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (pisa) é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Fonte: http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos

Sobre a aplicação do Pisa em 2015

No Brasil, a realização do Pisa ocorre no mês de maio para estudantes selecionados de todos os estados. A avaliação vai envolver, aproximadamente, 33 mil estudantes nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 965 escolas. As informações contextuais serão coletadas por meio de três tipos de questionários: Questionário do Aluno, Questionário do Professor e Questionário da Escola. Novas áreas do conhecimento entram nas avaliações: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.