9 de dez. de 2013

Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - NIED - Volume 1

 Imagem: Marcos Pereira (COCEN/UNICAMP)

Em sua primeira edição, a revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento tem um caráter especial, uma vez que surge no ano em que o NIED completa 30 anos de atuação intensa na área de Informática na Educação. Este lançamento, portanto, consolida as contribuições do NIED no âmbito da difusão de conhecimento sobre as relações entre a educação, a sociedade e a tecnologia, por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada às demandas da sociedade.

Sumário

Artigos

Editorial PDF
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente 1-5
Fundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis PDF
Silvia Branco Vidal Bustamante 6-33
Narrativa sobre a própria formação e a formação de professores na integração entre currículo e TDIC PDF
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida 34-56
Díade mediador-aluno: Relações de cooperação PDF
Gilda Helena Bernardino de Campos, Cilio Ziviani, Eunice de Castro e Silva, Gianna Oliveira Roque 57-79
Metodologia para implementação de estratégias colaborativas mediadas por ferramentas de interação síncrona PDF
Luis Fernando Uria Garcia, Alexandre Direne 80-99
Jornada nas Escol@s: A nova geração de professores e alunos PDF
Lucia M. M. Giraffa 100-118
Growing up in the digital age: Areas of change PDF
Edith K Ackermann 119-132
Programming for the natives: What is it? What’s in it for the kids? PDF (English)
Edith K Ackermann 133-149
Beyond top down: Designing with cubelets PDF (English)
Mark D Gross, Christie Veitch 150-164
Novos desafios éticos em um mundo complexo, plural e digital PDF
Maria Cândida Moraes 165-187

Ferramentas digitais de acesso fácil para aulas de Matemática (Easy-to-Access Digital Tools for Math Lessons)

Palavras-chave: Ferramentas digitais, ensino de matemática, plataformas interativas, recursos educacionais, jogos educativos. A motivação de...