Revista Eletrônica de Educação da UFSCar - Vol. 6, No 1 (2012) - Edição especial de Educação Matemática
A Revista Eletrônica de Educação, com periodicidade de
publicação semestral, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de São Carlos. O seu principal objetivo
é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas inéditos
em qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento do
debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento
produzido na área.
Mais informações: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/current
Mais informações: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/current
Vol. 6, No 1 (2012)
Sumário
A Revista
| CARTA AO LEITOR | |
| Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali | 1 |
| LETTER TO THE READER | |
| Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali | 2 |
| APRESENTAÇÃO | |
| Cármen Lúcia Brancaglion Passos | 3-5 |
| INTRODUCTION | |
| Cármen Lúcia Brancaglion Passos | 6-8 |
Artigos
| A COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Adair Mendes Nacarato | 9-26 |
| A MATEMÁTICA E O LUGAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DA PEDAGOGIA | |
| Eliane Maria Vani Ortega, Vinício de Macedo Santos | 27-43 |
| CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS | |
| Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Sandra Aparecida Fraga da Silva | 44-66 |
| A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA | |
| Regina Célia Grando, Luana Toricelli | 67-90 |
| EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Cláudio José de Oliveira | 91-103 |
| LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO | |
| Maria Pilar Ruesga Ramos, Gilda Lisbôa Guimarães | 104-128 |
| SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO | |
| Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Diaine Susara Garcez da Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Patrícia Sandalo Pereira | 129-147 |
| COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA | |
| Antonio Carlos de Souza, Celi Espasandin Lopes | 148-159 |
| A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA NA INFÂNCIA | |
| Celi Espasandin Lopes | 160-174 |
| O ENSINO APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid | 175-187 |
| NÚMEROS DECIMAIS NA SALA DE AULA: OS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
| Anelisa Kisielewski Esteves, Neusa Maria Marques de Souza | 188-205 |
| CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
| Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli | 206-222 |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: REVISITANDO FIGURAS PLANAS COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA | |
| Marinês Yole Poloni, Nielce Meneguelo Lobo da Costa | 223-242 |
| "SIGA OS EXEMPLOS" DOS ALUNOS: APRENDIZAGENS EM AULAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS NO 4o. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maiza Lamonato, Cármen Lúcia Brancaglion Passos | 243-265 |
Ensaios
| CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Maria de Lurdes Marquês Serrazina | 266-283 |
| QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? | |
| Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi | 284-298 |
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Mauro Carlos Romanatto | 299-311 |
Relatos de Experiência
| PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO: OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Mie Kato Yokomizo, Keli Cristina Conti, Dione Lucchesi de Carvalho | 312-321 |
| A HISTÓRIA, O LÚDICO E AS ATIVIDADES DE ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. | |
| Amanda Gonçalves Ribeiro, Naysa Crystine Nogueira Oliveira, Wellington Lima Cedro | 322-341 |
| UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS | |
| Adelaide Carreira | 342-357 |
Estudo de Caso
| ESTUDO DE CASO: COMO DUAS CRIANÇAS PASSAM A COMPREENDER A COMBINATÓRIA A PARTIR DE INTERVENÇÕES? | |
| Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos | 358-382 |
Resenhas
| ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN | |
| Fernanda Marsaro dos Santos | 383-387 |
| CULTURAS INFANTIS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ESTÁGIO E PESQUISA | |
| Elina Elias Macedo | 388-391 |