12 de jun. de 2012

Revista Eletrônica de Educação da UFSCar - Vol. 6, No 1 (2012) - Edição especial de Educação Matemática

A Revista Eletrônica de Educação, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas  inéditos em  qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional,  bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área.

Mais informações: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/current

Vol. 6, No 1 (2012)

Sumário

A Revista

CARTA AO LEITOR PDF
Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali 1
LETTER TO THE READER PDF
Anete Abramowicz, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali 2
APRESENTAÇÃO PDF
Cármen Lúcia Brancaglion Passos 3-5
INTRODUCTION PDF
Cármen Lúcia Brancaglion Passos 6-8

Artigos

A COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Adair Mendes Nacarato 9-26
A MATEMÁTICA E O LUGAR DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DA PEDAGOGIA PDF
Eliane Maria Vani Ortega, Vinício de Macedo Santos 27-43
CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS PDF
Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Sandra Aparecida Fraga da Silva 44-66
A COLABORAÇÃO EM UM GRUPO DE ALUNAS DA PEDAGOGIA QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA PDF
Regina Célia Grando, Luana Toricelli 67-90
EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Cláudio José de Oliveira 91-103
LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO PDF
Maria Pilar Ruesga Ramos, Gilda Lisbôa Guimarães 104-128
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO PDF
Laura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Diaine Susara Garcez da Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Patrícia Sandalo Pereira 129-147
COMBINANDO ROUPAS E VESTINDO BONECOS: IDEIAS DE COMBINATÓRIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA DA INFÂNCIA PDF
Antonio Carlos de Souza, Celi Espasandin Lopes 148-159
A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA NA INFÂNCIA PDF
Celi Espasandin Lopes 160-174
O ENSINO APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid 175-187
NÚMEROS DECIMAIS NA SALA DE AULA: OS CONHECIMENTOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES E A RELAÇÃO COM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PDF
Anelisa Kisielewski Esteves, Neusa Maria Marques de Souza 188-205
CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I PDF
Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli 206-222
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS: REVISITANDO FIGURAS PLANAS COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA PDF
Marinês Yole Poloni, Nielce Meneguelo Lobo da Costa 223-242
"SIGA OS EXEMPLOS" DOS ALUNOS: APRENDIZAGENS EM AULAS EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVAS NO 4o. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Maiza Lamonato, Cármen Lúcia Brancaglion Passos 243-265

Ensaios

CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Maria de Lurdes Marquês Serrazina 266-283
QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? PDF
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi 284-298
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Mauro Carlos Romanatto 299-311

Relatos de Experiência

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO: OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Mie Kato Yokomizo, Keli Cristina Conti, Dione Lucchesi de Carvalho 312-321
A HISTÓRIA, O LÚDICO E AS ATIVIDADES DE ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. PDF
Amanda Gonçalves Ribeiro, Naysa Crystine Nogueira Oliveira, Wellington Lima Cedro 322-341
UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS PDF
Adelaide Carreira 342-357

Estudo de Caso

ESTUDO DE CASO: COMO DUAS CRIANÇAS PASSAM A COMPREENDER A COMBINATÓRIA A PARTIR DE INTERVENÇÕES? PDF
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos 358-382

Resenhas

ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN PDF
Fernanda Marsaro dos Santos 383-387
CULTURAS INFANTIS EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: ESTÁGIO E PESQUISA PDF
Elina Elias Macedo 388-391

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ferramentas digitais de acesso fácil para aulas de Matemática (Easy-to-Access Digital Tools for Math Lessons)

Palavras-chave: Ferramentas digitais, ensino de matemática, plataformas interativas, recursos educacionais, jogos educativos. A motivação de...