20 de mar. de 2011

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado (PECIM) da Unicamp

A Unicamp dará início a um novo mestrado/doutorado em Ensino de Ciências e Matemática com início previsto para Agosto/2011. Todas as informações sobre o programa e sobre a seleção encontram-se em:  


Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado (PECIM) da Unicamp é integrado por quatro unidades acadêmicas da Unicamp: Faculdade de Educação, Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Instituto de Geociências e Instituto de Química. Conta ainda com a participação de docentes do Instituto de Biologia (IB), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT).

O foco de atenção principal do programa, de suas linhas de pesquisa e das teses e dissertações concluídas será a produção de conhecimentos no campo da Educação em Ciências, compreendendo aspectos integrados das Ciências da Natureza ou de suas áreas específicas – Física, Geociências, Química e Biologia – e no campo da Educação Matemática. Será dada atenção especial ao desenvolvimento de conhecimentos que possam contribuir direta e efetivamente para a melhoria da formação dos professores das áreas envolvidas nos diversos níveis de escolarização e para a melhoria da educação formal ou não formal de um modo geral.

Mais do que simplesmente agrupar um conjunto de experiências isoladas existentes na Unicamp desde meados da década de 1970, seja em programas de pós-graduação específicos, seja em linhas de pesquisa nas unidades aqui envolvidas, esse curso propõe novos enfoques para a compreensão da formação de professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) ou da educação superior e também de pesquisadores em ensino na área das Ciências da Natureza e da Matemática.

Com intuito de facilitar a administração acadêmica dos cursos e os trâmites internos na universidade, acompanhamento e avaliações periódicas do Programa, a Faculdade de Educação foi escolhida como primeira "sede acadêmica" pelo prazo de 4(quatro) anos, estabelecendo-se na sequência um sistema de rodízio entre as unidades integrantes do Programa.

Linhas de Pesquisa
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente

História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...