14 de fev. de 2011

Zetetike Vol 18: inguagem e praticas socioculturais: perspectivas para a Educacao Matematica

 
 
O Vol. 18 (2010) da Zetetike está publicada 
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewissue.php?id=45

Capa
----------------------------------------
Capa Numero Tematico – 2010
2010 Special Issue Cover
p.(01)
Jorgias Alves Ferreira (Mike)
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=525

----------------------------------------
Expediente, Sumario
Summary
p.(3-10).
Jorgias Alves Ferreira (Mike)
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=514

----------------------------------------
Editorial
p.(11-16)
Carlos Roberto Vianna
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=516


Numero Tematico 2010
----------------------------------------
1. As diferentes posicoes sociais na relacao professor alunos
The different social positions in the teacher-student relationship
p.(17-48)
Airton Carriao
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=506


2. Tramas discursivas em praticas escolares de alfabetizacao
Discursive nets in literacy school practices
p.(49-68).
Alexandrina Monteiro, USF - SP
Jackeline Rodrigues Mendes, USF - SP
Marcia Ap. Amador Mascia, USF - SP
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=507


3. Contextos e praticas socioculturais de letramento e letramento
matematico inerentes as relacoes familia/escola
Contexts and socio-cultural practices of literacy and mathematical
literacy inherent to the family-school relationship
p.(69-90)
Ana Lucia Espindola, UFMS
Neusa Maria Marques de Souza, UFMS
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=510


4. Da Vesp' assada: perspectivas psicanaliticas dos efeitos linguisticos
na sala de aula de Matematica
‘Da Vesp' assada: psychoanalitic approaches of linguistic effects in math
classes
p.(91-128)
Ana Marcia Fernandes Tucci de Carvalho, UEL-PR
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=509


5. Desconstruindo a matematica escolar sob uma perspectiva pos-metafisica
de educacao
p.(129-206)
Antonio Miguel, UNICAMP
Denise Silva Vilela, UFSCar
Anna Regina Lanner de Moura, UNICAMP
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=526


6. Consideracoes sobre a linguagem na sala de aula de Matematica
Some remarks on language and how language works in mathematics classrooms
p.(207-244)
Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP-Bauru/SP
Thiago Pedro Pinto, UNESP
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=359


7. Em que a filosofia da diferença e a arte contemporanea podem servir a
formacao de professores de matematica?
How can the philosophy of difference and contemporary art be useful to the
formation of mathematics teachers
p.(245-256)
Carla Gonçalves Rodrigues, UFPel
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=518


8. O professor e a relacao com a lingua estrangeira: no entremeio da
peregrinacao e da apropriacao
Foreign language teachers: divided between wandering through a strange
language and making use of someone else’s language
p.(257-270)
Carla Nunes Vieira Tavares, UFU
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=517


9. Cultura visual, Visualidade, Visualizacao Matematica: balanço
provisorio, propostas cautelares
Visual culture, visuality, mathematical visualization: provisional
balance, cautioning proposals
p.(271-296)
Claudia Regina Flores, UFSC
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=421


10. Marcas de argumentacao em textos escritos por crianças
Marks of argumentation in texts written by children
p.(295-324)
Claudia Rosa Riolfi, USP
Renata de Oliveira Costa, Secretaria Municipal de Educacao da cidade de
Sao Paulo
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=426


11. Esses abominaveis e maravilhosos professores de matematica
These abominable and wonderful math teachers
p.(325-344)
Eliane Righi de Andrade, PUC-Campinas
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=370


12. Praticas de numeramento nas interacoes discursivas na sala de aula da
Educacao de Pessoas Jovens e Adultas: o “caso da calculadora”
Numeracy practices in discursive interaction in Young and Adult Education
classes: the “calculator case”
p.(345-378)
Juliana Batista Faria, Colegio Mangabeiras / Escola Balao Vermelho
Maria Laura Magalhaes Gomes, Instituto de Ciencias Exatas e Faculdade de
Educacao da UFMG
Maria da Conceicao Ferreira Reis Fonseca, Faculdade de Educacao da UFMG
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=376


13. Um olhar semiotico sobre modelos e modelagem: metaforas como foco de
analise
A semiotic look on mathematical modeling:
p.(379-406)
Lourdes Maria Werle de Almeida, UEL
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=417


14. Formacao docente, identidade profissional e a disciplina escolar
Teacher education, professional identity and school subject:
p.(407-432)
Maria Ines Petrucci Rosa, UNICAMP
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=398


15. As praticas culturais de mobilizacao de historia da matematica em
livros didaticos destinados ao ensino medio
The mobilization cultural practices of mathematics history in high-school
textbooks
p.(433-448)
Marcos Luis Gomes, Rede Publica Estadual - SP
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=378


16. Reflexao, Educacao e Mudança da Sociedade atraves de Narrativas de
Alunas Jovens de Grupos Minoritarios: Um Dialogo entre Vigotski e Foucault
Reflection, Education & Societal Change through
p.(449-485)
Marcia Ap. Amador Mascia, USF - SP
Michalis Kontopodis, Universidade Humboldt de Berlim
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=519


17. A influencia dos fatores culturais e lingüisticos no
ensino-aprendizagem em matematica: O caso dos Estados Unidos
The influence of linguistic factors in the teaching and learning of
mathematics: the United States case
p.(485-504)
Milton Rosa, Encina Preparatory High School - San Juan Unified School
District
Daniel Clark Orey, California State University, Sacramento
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=363


18. Matematica e educacao matematica: aproximacoes epistemologicas,
cultura e discursos contemporaneos
Mathematics and mathematical education: epistemological approaches,
culture and contemporary discourses
p.(505-544)
Rossano Andre Dal-Farra, Hugo Dal-Farra e Irene Maria Beretta Dal-Farra
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=407


19. Jogos de linguagem, praticas discursivas e producao de verdade:
contribuicoes para a Educacao (Matematica) contemporanea
Language games, discursive practices and truth production: contributions
to contemporary (mathematical) education
p.(545-588)
Samuel Edmundo Lopez Bello, UFRGS
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=411


20. Experiencias no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades
Experiences in the labyrinth: languages, knowledges and subjectivity
p. (589-620)
Sonia Maria Clareto, NEC/UFJF
Margareth Sacramento Rotondo, NEC/UFJF
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=513


21. Educacao Matematica Conversando com Psicanalise
Mathematics education talking to psychoanalysis
p.(621-652)
Roberto Ribeiro Baldino, UERGS
Tania Cristina Baptista Cabral, PUC-RS
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=420


22. As relacoes de poder inscritas na escrita do diario de aprendizagem de
lingua estrangeira (Ingles)
Power relations within the reflective journals of foreign language
(English) learners
p.(653-674)
Valdeni  da Silva Reis, UFMG
http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=408


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...