O Vol. 18 (2010) da Zetetike está publicada http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewissue.php?id=45 Capa ---------------------------------------- Capa Numero Tematico – 2010 2010 Special Issue Cover p.(01) Jorgias Alves Ferreira (Mike) http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=525 ---------------------------------------- Expediente, Sumario Summary p.(3-10). Jorgias Alves Ferreira (Mike) http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=514 ---------------------------------------- Editorial p.(11-16) Carlos Roberto Vianna http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=516 Numero Tematico 2010 ---------------------------------------- 1. As diferentes posicoes sociais na relacao professor alunos The different social positions in the teacher-student relationship p.(17-48) Airton Carriao http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=506 2. Tramas discursivas em praticas escolares de alfabetizacao Discursive nets in literacy school practices p.(49-68). Alexandrina Monteiro, USF - SP Jackeline Rodrigues Mendes, USF - SP Marcia Ap. Amador Mascia, USF - SP http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=507 3. Contextos e praticas socioculturais de letramento e letramento matematico inerentes as relacoes familia/escola Contexts and socio-cultural practices of literacy and mathematical literacy inherent to the family-school relationship p.(69-90) Ana Lucia Espindola, UFMS Neusa Maria Marques de Souza, UFMS http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=510 4. Da Vesp' assada: perspectivas psicanaliticas dos efeitos linguisticos na sala de aula de Matematica ‘Da Vesp' assada: psychoanalitic approaches of linguistic effects in math classes p.(91-128) Ana Marcia Fernandes Tucci de Carvalho, UEL-PR http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=509 5. Desconstruindo a matematica escolar sob uma perspectiva pos-metafisica de educacao p.(129-206) Antonio Miguel, UNICAMP Denise Silva Vilela, UFSCar Anna Regina Lanner de Moura, UNICAMP http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=526 6. Consideracoes sobre a linguagem na sala de aula de Matematica Some remarks on language and how language works in mathematics classrooms p.(207-244) Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP-Bauru/SP Thiago Pedro Pinto, UNESP http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=359 7. Em que a filosofia da diferença e a arte contemporanea podem servir a formacao de professores de matematica? How can the philosophy of difference and contemporary art be useful to the formation of mathematics teachers p.(245-256) Carla Gonçalves Rodrigues, UFPel http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=518 8. O professor e a relacao com a lingua estrangeira: no entremeio da peregrinacao e da apropriacao Foreign language teachers: divided between wandering through a strange language and making use of someone else’s language p.(257-270) Carla Nunes Vieira Tavares, UFU http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=517 9. Cultura visual, Visualidade, Visualizacao Matematica: balanço provisorio, propostas cautelares Visual culture, visuality, mathematical visualization: provisional balance, cautioning proposals p.(271-296) Claudia Regina Flores, UFSC http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=421 10. Marcas de argumentacao em textos escritos por crianças Marks of argumentation in texts written by children p.(295-324) Claudia Rosa Riolfi, USP Renata de Oliveira Costa, Secretaria Municipal de Educacao da cidade de Sao Paulo http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=426 11. Esses abominaveis e maravilhosos professores de matematica These abominable and wonderful math teachers p.(325-344) Eliane Righi de Andrade, PUC-Campinas http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=370 12. Praticas de numeramento nas interacoes discursivas na sala de aula da Educacao de Pessoas Jovens e Adultas: o “caso da calculadora” Numeracy practices in discursive interaction in Young and Adult Education classes: the “calculator case” p.(345-378) Juliana Batista Faria, Colegio Mangabeiras / Escola Balao Vermelho Maria Laura Magalhaes Gomes, Instituto de Ciencias Exatas e Faculdade de Educacao da UFMG Maria da Conceicao Ferreira Reis Fonseca, Faculdade de Educacao da UFMG http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=376 13. Um olhar semiotico sobre modelos e modelagem: metaforas como foco de analise A semiotic look on mathematical modeling: p.(379-406) Lourdes Maria Werle de Almeida, UEL http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=417 14. Formacao docente, identidade profissional e a disciplina escolar Teacher education, professional identity and school subject: p.(407-432) Maria Ines Petrucci Rosa, UNICAMP http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=398 15. As praticas culturais de mobilizacao de historia da matematica em livros didaticos destinados ao ensino medio The mobilization cultural practices of mathematics history in high-school textbooks p.(433-448) Marcos Luis Gomes, Rede Publica Estadual - SP http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=378 16. Reflexao, Educacao e Mudança da Sociedade atraves de Narrativas de Alunas Jovens de Grupos Minoritarios: Um Dialogo entre Vigotski e Foucault Reflection, Education & Societal Change through p.(449-485) Marcia Ap. Amador Mascia, USF - SP Michalis Kontopodis, Universidade Humboldt de Berlim http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=519 17. A influencia dos fatores culturais e lingüisticos no ensino-aprendizagem em matematica: O caso dos Estados Unidos The influence of linguistic factors in the teaching and learning of mathematics: the United States case p.(485-504) Milton Rosa, Encina Preparatory High School - San Juan Unified School District Daniel Clark Orey, California State University, Sacramento http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=363 18. Matematica e educacao matematica: aproximacoes epistemologicas, cultura e discursos contemporaneos Mathematics and mathematical education: epistemological approaches, culture and contemporary discourses p.(505-544) Rossano Andre Dal-Farra, Hugo Dal-Farra e Irene Maria Beretta Dal-Farra http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=407 19. Jogos de linguagem, praticas discursivas e producao de verdade: contribuicoes para a Educacao (Matematica) contemporanea Language games, discursive practices and truth production: contributions to contemporary (mathematical) education p.(545-588) Samuel Edmundo Lopez Bello, UFRGS http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=411 20. Experiencias no labirinto: linguagens, conhecimentos e subjetividades Experiences in the labyrinth: languages, knowledges and subjectivity p. (589-620) Sonia Maria Clareto, NEC/UFJF Margareth Sacramento Rotondo, NEC/UFJF http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=513 21. Educacao Matematica Conversando com Psicanalise Mathematics education talking to psychoanalysis p.(621-652) Roberto Ribeiro Baldino, UERGS Tania Cristina Baptista Cabral, PUC-RS http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=420 22. As relacoes de poder inscritas na escrita do diario de aprendizagem de lingua estrangeira (Ingles) Power relations within the reflective journals of foreign language (English) learners p.(653-674) Valdeni da Silva Reis, UFMG http://www.fae.unicamp.br/zetetike/viewarticle.php?id=408
14 de fev. de 2011
Zetetike Vol 18: inguagem e praticas socioculturais: perspectivas para a Educacao Matematica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ENADE 2024 para a Licenciatura em Matemática (informações e datas)
Este é o ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ENADE) 2024 que irá avaliar as Licenciaturas em Matemática de todo o país. É ...
-
Seguem os números primos até 30000 (gerados no Mathomatic ). 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 7...
-
Hoje em dia é bastante comum realizarmos anotações em documentos .PDF. Existem algumas alternativas interessantes, mas que, em sua maioria,...
-
Blog da Maiza Lamonato: Livro didático Praticando Matemática PNLD 2014 em... : Tenho percebido a procura dos livros didáticos da coleçã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algumas recomendações antes de postar um comentário:
* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.
Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.