18 de dez. de 2010

Geogebra 3D em 2D - Construindo gráficos 3D em 2D

 
Imagem extraída de Park et. al. 2010

Enquanto a versão do Geogebra 3D final ainda não está disponível e estável, há uma opção matematicamente viável que é utilizar o Geogebra 2D em 3D. Mas como? 

Matematicamente, é possível por meio de uma mudança de base no espaço tridimensional. O artigo de Park,J.,Son,Y.,Kwon,O.,Yang,H.,& Choi,K. (2010, May) mostra como realizar esta transformação e trabalhar com alunos escolares esta questão. O ambiente 3D foi aplicado em uma escola secundária da Coréia (Seul) onde os alunos estudam gráficos tridimensionais. Para isso foi construído um "Geogebra 3D", considerando conteúdos de geométria e álgebra. Foram utilizadas transformações por rotações e projeções. Neste novo espaço construído foram aplicadas construções de poliedros, curvas e supefícies 3D.

Conheça a applet de 2D para 3D
http://www.dean.usma.edu/math/people/Peterson/geogebra/true3d.html

Download do artigo original (inglês)
Park,J.,Son,Y.,Kwon,O.,Yang,H.,& Choi,K. (2010, May). Constructing 3D graph of function with GeoGebra(2D), Paper will be presented at First Eurasia Meeting of GeoGebra, Istanbul, Turkey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...