19 de out. de 2009

HagáQuê: problema com o Vista (resolvido)

O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. Este software foi desenvolvido pela  equipe de pesquisadores do NIED/UNICAMP.


 Imagem extraída de http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/figuras/screenshots/tela00.jpg

O HagáQuê funciona perfeitamente em Windows 95/98/Me ou NT 4/2000, porém apresenta incompatibilidade com o Windows Vista. A solução é, após a sua instalação, ir na pasta onde ele foi instalado (normalmente C:\Arquivos de Programas\HagaQue) e selecionar o arquivo hq10.exe clicando com o botão direito do mouse. Depois selecione Propriedades e escolha a aba Compatibilidade. Nela selecione Executar como administrador (ou algo parecido!). Ou seja, o HQ no Vista funciona com permissão de administrador.


Pronto, agora é só utilizar seu HQ. Lembro que toda vez que executá-lo, o software pedirá para rodar como administrador, e você deverá clicar Ok ou Sim.

Site oficial e download do HagáQuê: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...