29 de jan. de 2009

Dica: Jogos de Quebra Cabeça (Puzzle) em Java que envolvem raciocínio matemático

Diz-se que os primeiros quebra-cabeças surgiram quando alguns mapas começaram a ser colados em chapas de madeira em pequenos pedaços, por volta do Século XVIII. Em linhas gerais, um Jogo de Quebra-Cabeça trata de resolver um problema, que normalmente está ligado com a estratégia e um raciocínio matemático. Os quebra-cabeças são normalmente entendidos como um simples passatempo, mas para quem conhece este tipo de jogo, sabe que em alguns deles pode-se ter um certo tratamento matemático, principalmente algébricos e geométricos.

Com o objetivo de facilitar o acesso Simon Tatham e sua equipe desenvolveram o Simon Tatham's Portable Puzzle Collection. Trata-se de uma coleção de jogos em Java que podem ser acessados tanto pela Web quanto em seu desktop. Todos eles são compatíveis com Windows, Linux e outras plataformas que suportam a tecnologia Java. A licença é MIT licence. Seguem alguns exemplos dos jogos da coleção:



O site oficial é: http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/puzzles/

Além de possuir os jogos, existem os manuais.

DICA: para quem utiliza Ubuntu/Debian, basta instalar por apt-get install sgt-puzzles

2 comentários:

  1. Boa tarde professor Jean!

    Não conseguí rodar nenhum dos quebra cabeças no debian.
    Tenho o wine instalado na máquina
    atualizei os pacotes citados (apt-get install sgt-puzzles)
    porém não consigo executar nenhum dos exes.
    Alguma luz??

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro.

    Estes quebra-cabeças não utilizam o wine, apenas o java (recomendo 5 ou 6). O que acontece as vezes em algumas instalações, é que não cria menus. Aí, você deve acessá-los diretamente na pasta de instalação (normalmente /usr/games), clicando sobre o arquivo ou executando com sh 'nome-jogo'.

    Veja se isto resolve.
    Jean

    ResponderExcluir

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