2 de mar de 2008

Comparação entre MimeTex e JsMath no MOODLE


Aproveitando a oportunidade, resolvi testar ambos filtros e trazer alguns resultados, com o objetivo de melhor adequar as necessidades de cada MOODLE.

Mimetex

Após testes, o que percebo é que o MimeTex deixa toda a carga de processamento da imagem para o servidor, e além disso, deixa o cache das imagens no mesmo, permitindo reuso das imagens em outras partes do texto ou mesmo em outros cursos. O Mimetex gera uma imagem completa do código LaTeX.

JsMath

Já o JsMath, deixa a maior parte da carga de processamento para a máquina cliente, pois é baseado em Javascript. Apesar disso, ele permite que o usuário configure o cache local das imagens. O JsMath gera parte imagem, parte texto plano, o que facilita o "copy/paste" das fórmulas para um editor de textos, como o OpenOffice Writer. Além disso, permite imprimir o texto (fórmulas) em alta resolução (Figura 1).


Resultados preliminares

Conforme mencionado, cada um possui sua peculiaridade. Se o objetivo é fornecer opções ao usuário e deixar a carga de processamento ao mesmo, JsMath pode ser uma solução. Agora, se o objetivo é simplesmente "mostrar a fórmula", o MimeTex mostra-se um ótimo caminho.

Um ponto que considero importante é o debug da digitição das fórmulas. O MimeTex não acusa diretamente o erro de digitação, sendo que o JsMath mostra exatamente o erro (Figura 2).

Figura 1. Janela de opções ao usuário




Quanto a qualidade tipográfica, o JsMath se adequa mais ao alinhamento do texto (pois utiliza texto), enquanto que o MimeTex alinha a figura gerada ao texto. O JsMath permite a impressão e visualização em alta resolução.

Estes testes são preliminares, mas ajudam na escolha. Uma recomendação é fornecer flexibilidade ao usuário, onde no meu caso, utilizo ambos filtros, apenas diferenciando na chamada do filtro. Por exemplo, pode-se utilizar $$...$$ (para MimeTex) e [math]...[/math} (para JsMath).


Figura 2. Comparação entre MimeTex e JsMath




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algumas recomendações antes de postar um comentário:

* Deve estar relacionado com o assunto da postagem. Caso contrário não será publicado.
* Não serão aceitos: palavrões, ofensas, discriminação e comentários anônimos.

Antecipadamente, obrigado pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.