5 de out. de 2016

ENEM e as escolas reprovadas: o equívoco

 
Sabemos que o ENEM não é um exame projetado para avaliar as escolas, mas apenas o desempenho dos participantes diante do grupo (pela TRI) e, ainda, é VOLUNTÁRIO.

Porém a mídia vem realizando um péssimo trabalho, replicando resultados distorcidos que só prejudicam as escolas e os professores.

No blog do Prof. Freitas, especialista neste assunto, há o aprofundamento dessa discussão:

"Todo ano é a mesma coisa. É hora do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – ganhar a mídia e incentivar a critica ao ensino médio, à escola pública e outras coisas mais. A maioria dos leitores parte do pressuposto de que o dado divulgado autoriza certas críticas feitas. Mas o ENEM tem tantos “furos” que mais se assemelha a um “queijo suíço” na festa midiática (...) o ENEM não serve para fazer prognósticos e nem comparações entre escolas. É um exame voluntário" (Freitas, 2016).

Sugiro a leitura do post crítico do Prof. Freitas aqui: https://avaliacaoeducacional.com/2016/10/04/enem-queijo-suico-na-festa-midiatica/comment-page-1/#comment-4718

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...