30 de jan. de 2013

IV SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática da UNICAMP


O IV Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM) acontecerá na Faculdade de Educação da Unicamp, de 10 a 13 de Julho.
Mais informações : shiam2013@gmail.com

28 de jan. de 2013

Carl Cowen e Eva Gallardo resolvem o problema da teoria dos subespaços invariantes em espaços de Hilbert

 David Hilbert (1862-1943).

Os matemáticos Carl Cowen, americano, e Eva Gallardo, espanhola, anunciaram esta sexta-feira terem resolvido a teoria dos "subespaços invariantes em espaços de Hilbert", um dos grandes problemas matemáticos do século XX, que muitos, antes deles, tentaram comprovar sem sucesso.

Matéria completa aqui: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/matematicos-resolvem-a-teoria-dos-subespacos-de-hilbert-26012013-1.shl

Quer saber mais sobre os espaços de Hilbert: denebola.if.usp.br/~jbarata/Notas_de_aula/arquivos/nc-cap36.pdf

20 de jan. de 2013

Morre Aaron Swartz, um pesquisador que lutou para o conhecimento livre


Este final de semana, em Nova York, aos 26 anos, Aaron Swartz se suicidou. A internet perdeu um de seus mais brilhantes sonhadores, ativista, prodígio da computação, escritor. Essa perda trágica repercute intensamente pela internet, como uma onda de dor, espanto e indignação. Mais e mais sites publicam relatos, declarações, notícias (fonte e matéria completa em http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=203886&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter&utm_campaign=adrianomoutinho)

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...