21 de ago. de 2010

WebQuest: uma técnica para aprendizagem na Internet

(revisado em 19/10/2012)

Uma WebQuest pode ser entendida como uma metodologia de ensino que favorece a interação dos alunos com a internet. Desenvolvida em 1996 pelo Prof. Bernie Dodge, esta metodologia vem sendo utilizada no mundo todo com resultados bastante positivos. Utilizo esta metodologia em algumas aulas nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSCar, e os resultados são bastante positivos.

Artigos originais (inglês e português)


Download - WebQuest: uma técnica para aprendizagem na rede internet (PDF).

Obs: este artigo foi extraído origalmente do link http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_bernie.html acessado em 1/08/2006. Trata-se de uma tradução realizada pelo Prof. Jarbas Novelino Barato, do original em inglês: WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning, publicado em The Distance Educator, v.1, n 2, 1995.

Outros links

Materiais para Planejamento de WebQuests

Site oficial da Webquest

11 de ago. de 2010

Está provado que o cubo mágico pode ser resolvido em 20 movimentos


O cubo de Rubik foi inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974 e, além de ser um jogo bastante interessante, existe uma álgebra por trás. O algoritmo que resolve o problema do cubo mágico é denominado de "Algoritmo de Deus" e está provado que o número de Deus é 20. Mais informações e detalhes nos links abaixo:


God's Number is 20 (site oficial com a prova)
http://www.cube20.org/

Aprendendo Álgebra com o Cubo (Material do Prof. Dr. Waldeck)
http://www.dm.ufscar.br/profs/waldeck/rubik/rubik2.pdf

Mais sobre o cubo mágico
http://www.rico.eti.br/rubik.html

P diferente de NP - Será que um dos problemas do milênio foi resolvido?


Vinay Deolalikar, que trabalha em pesquisa na Hewlett-Packard em Palo Alto, Califórnia, acredita ter resolvido o problema P versus NP e ganhar um US$ 1 milhão em prêmio. P versus NP é um dos sete problemas do milênio estabelecidos pela Clay Mathematical Institute. O pesquisador postou seu paper para avaliação, no link http://go.telegraph.co.uk/?id=296X467&url=http%3A%2F%2Fwww.hpl.hp.com%2Fpersonal%2FVinay_Deolalikar%2FPapers%2Fpnp12pt.pdf

Mais informações e fontes:

4 de ago. de 2010

X Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) na UFSCar e USP São Carlos


O X Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) acontecerá de 22 a 24 de outubro de 2010 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos/SP. O EPEM se constitui em uma oportunidade para o encontro de pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e de professores do Ensino Superior e da Educação Básica, visando à divulgação de pesquisas na área da Educação Matemática, bem como à socialização de experiências de ensino.

O tema escolhido para o X EPEM é "Formação Continuada" tendo em vista diversos processos e discussões a respeito, em andamento no Estado de São Paulo. Foram escolhidos oito Eixos considerados relevantes no campo da investigação em Educação Matemática e que possibilitam articulações com o tema geral. Foram escolhidos também cinco eixos para minicursos e relatos de experiências envolvendo a Educação Básica e o Ensino Superior.

EIXOS PARA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

E1- AVALIAÇÃO
E2- CURRÍCULO
E3- ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM
E4- FORMAÇÃO DE PROFESSORES
E5- HISTÓRIA E FILOSOFIA
E6- PSICOLOGIA
E7- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
E8- TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

EIXOS PARA RELATO DE EXPERIÊNCIAS E MINI-CURSOS

E1- EDUCAÇÃO INFANTIL
E2- ENSINO FUNDAMENTAL - CICLOS I E II
E3- ENSINO FUNDAMENTAL - CICLOS III E IV
E4- ENSINO MÉDIO
E5- ENSINO SUPERIOR

Mais informações, inscrições e submissões no link http://www.icmc.usp.br/~epem/

3 de ago. de 2010

Animação Matemática e natureza

Este é um vídeo produzido pela Eterea estudios, que traz um pouco do que é a Matemática e a Gemoteria na natureza. Vale a pena ver, realmente é muito bom.


Nature by Numbers from Cristóbal Vila on Vimeo.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...