19 de out. de 2009

HagáQuê: problema com o Vista (resolvido)

O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. Este software foi desenvolvido pela  equipe de pesquisadores do NIED/UNICAMP.


 Imagem extraída de http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/figuras/screenshots/tela00.jpg

O HagáQuê funciona perfeitamente em Windows 95/98/Me ou NT 4/2000, porém apresenta incompatibilidade com o Windows Vista. A solução é, após a sua instalação, ir na pasta onde ele foi instalado (normalmente C:\Arquivos de Programas\HagaQue) e selecionar o arquivo hq10.exe clicando com o botão direito do mouse. Depois selecione Propriedades e escolha a aba Compatibilidade. Nela selecione Executar como administrador (ou algo parecido!). Ou seja, o HQ no Vista funciona com permissão de administrador.


Pronto, agora é só utilizar seu HQ. Lembro que toda vez que executá-lo, o software pedirá para rodar como administrador, e você deverá clicar Ok ou Sim.

Site oficial e download do HagáQuê: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

4 de out. de 2009

Blog do Prof. Jean Piton: Geogebra 3D

http://jpiton.blogspot.com/2009/08/download-do-geogebra-3d-versao-alpha.html

3D-XplorMath: software visualizador 3D de curvas e superfícies matemáticas


O 3D-XplorMath é um software regido pela BSD licence que permite visualizar e manipular curvas e superfícies no espaço. Ele foi projetado para ser um software altamente interativo, possibilitando verificar algumas propriedades importantes de determinadas curvas e superfícies. Trabalho com ele e recomendo. É importante que, no caso do Linux, sua placa 3D esteja funcionando corretamente, para uma melhor renderização das superfícies. Um ótimo software para a sala de aula e para o aluno estudar matemática em casa.

Dentre as principais construções, destaco: circunferência, elipse, parábola, hipérbole, ciclóide, espirais, hélice, parabolóides, elipsóides, hiperbolóides de 1 e 2 folhas, superfícies mínimas (várias), poliedros (vários), fractais e algumas EDOs (Equações Diferenciais Ordinárias).


Este software é bastante interessante para alunos e professores manipularem no espaço curvas e superfícies que no lápiz e papel não seriam possíveis. Possui versões para Linux, Windows e Mac.

Download

Download 3D-XplorMath-J.exe (Windows)

Download 3D-XplorMath-J.dmg (Mac OS)

Download 3D-XplorMath-J.jar (Linux e outros)

Link para rodar direto no navegador

http://3d-xplormath.org/j/applets/en/index.html

Site oficial

http://3d-xplormath.org

1 de out. de 2009

Converta seus vídeos, imagens e áudio gratuitamente para Windows


Para quem precisa converter seus vídeos educacionais, recomendo o FormatFactory, um software gratuito que faz conversões para muitos fornatos de vídeo, áudio e fotos. Uma excelente ferramenta para professores. Fácil de usar e tem versão em português. Pena que só tenha versão para Windows. Para Linux, existem o ffmpeg, lame e outras, que pretendo abordá-las em breve.



Download: http://www.baixaki.com.br/download/formatfactory.htm

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...