21 de set. de 2009

Problema/erro com a inicialização do GCompris no Ubuntu 9.04 (resolvido)

Um software bastante interessante é a Suite Educacional GCompris. Trata-se de um software livre que possui um conjunto de aplicativos educacionais para crianças de idade entre 2 e 10 anos (Educação infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental). Neste blog eu abordo mais detalhes sobre o software (http://jpiton.blogspot.com/2009/01/um-software-educacional-livre-para.html)

O GCompris tem apresentado um BUG (pelo menos no Ubuntu 9.04), em que não inicializa o software. Para verificar de fato o problema, abra o console de seu Linux e digite: gcompris &

Se a mensagem for do tipo:

exec_prefix NULL
XF86VidMode: Compiled with XF86VidMode.
If you have problems starting GCompris in fullscreen, try the -x option to disable XF86VidMode.
(...)

e não inicializa, então seu GCompris faz parte do bug.

Solução: basta instalar o pacote python-numeric que tudo voltará a funcionar. Este pacote não está nas dependẽncias do GCompris, mas é necessário. A instalação pode ser feita pelo Synaptic ou por console, com o comando

sudo apt-get install python-numeric

Jean

17 de set. de 2009

Wikipedia e trabalhos acadêmicos

A Wikipedia pode ser utilizada como fonte de consulta mas acredito não ser ideal para ser referenciada em trabalhos acadêmicos. Eu particularmente tenho argumentado aos meus alunos os problemas dessa prática e de suas consequências do ponto de vista de qualidade e validade de trabalhos acadêmicos. Ainda vou abordar e justificar mais essa problemática, mas inicialmente seguem alguns links para este polêmico assunto:

Wikipedia usará cores para indicar confiabilidade de textos
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/31/wikipedia-usara-cores-para-indicar-confiabilidade-de-textos/

Wikipedia é criticada por erros de informação
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dw/ult1908u6042.shtml

Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20203.shtml

Wikipédia criticada por erros de informação
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2247692,00.html

Wikipedia omite informações sobre remédios
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/25112008-33.shl

2 de set. de 2009

Videoconferência no MOODLE - DIM DIM

DimDim é um plataforma que permite videoconferências, incluindo um plug-in para MOODLE. O DimDim é o primeiro Conference Server (Web Conference) baseado em plataforma de código livre. Mais informações sobre o DIM DIM no link http://www.dimdim.com. O Dim Dim possui os recursos de videoconferência, audioconferência, whiteboard (escrever na tela, como se fosse lápis e borracha), compartilhamento de links, slides e arquivos .PDF.



Realizei alguns testes no MOODLE e funciona muito bem, embora cabe ressaltar que toda a execução não é feita no servidor interno, mas sim para um link externo.

Guia de instação no MOODLE

http://www.dimdim.com/documents/Moodle-dimdim_Integration_Guide.pdf

Download do Módulo para MOODLE

http://moodle.org/mod/data/view.php?id=6009 (buscar com a palavra-chave dim dim).

Dica: elaborando tutoriais com áudio e video capturados (screencam)

Dentre muitas tarefas de um professor está a elaboração de um tutorial, que muitas vezes necessita de um conteúdo multimídia. Neste caso, uma ferramenta facilitadora é aquela capaz de capturar todos os movimentos do desktop do usuário e convertê-lo em um vídeo. Um exemplo disto é um tutorial de programação que pode ter, além da captura do desktop, o som com a explicação do professor. Existem uma infinidade de softwares pagos, mas trago aqui três software, um freeware e outros dois GPL que utilizo atualmente para confeccionar vídeos educativos e tutoriais web.

Xvidcap (http://xvidcap.sourceforge.net) - Linux

Permite que vários parâmetros sejam especificados durante a gravação de um vídeo e/ou áudio, como o formato, codec, taxa de bitrate, qualidade, etc. Do mesmo modo, também é possível configurar opções semelhantes ao áudio gravado. Além disso, pode-se escolher a região do desktop e pausar/continuar a gravação do mesmo vídeo.

Tela exemplo da seleção da região de gravação do xvidcap.






Exemplo de tutorial que criei para enfatizar o funcionamento do Xvidcap.

Wink (http://www.debugmode.com/wink/) - Linux

Wink é um software destinado para a criação de tutoriais e apresentações multimídia. Com ele pode-se capturar telas, adicionar explicações caixas, botões, títulos etc e gerar um tutorial em modo avançado. O Wink possui mais funcionalidades e recursos que o Xvidcap, porém isso torna-o um software mais difícil de ser trabalhado, sendo mais recomendado o uso por aqueles que já trabalharam com algum software de edição de vídeo.

Tela exemplo do Wink.

Free Screen Video Capture (http://superdownloads.uol.com.br/download/9/free-screen-video-capture/) - Windows

É simples de utilizar e instalar. Faz o que promete. Particularmente acho mais funcional e prático que o camtasia (software pago).

Para saber mais:

Fazendo vídeo-tutoriais com o Wink
http://www.guiadohardware.net/dicas/fazendo-video-tutoriais-wink.html

Vídeo tutorial do Xvidcap
http://www.youtube.com/watch?v=2YifW_4KIMQ#

Capturando sua tela em forma de vídeo com xvidcap
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Capturando-sua-tela-em-forma-de-video-com-xvidcap/

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...