16 de abr. de 2009

Edição e exportação de documentos PDF: PDF-XChange Viewer

PDF-Xchange Viewer é uma alternativa para o Acrobat Reader, que permite visualizar e anotar em arquivos PDF. Você pode adicionar texto, notas e outras anotações e salvá-las em PDF. Ele inclui a ferramenta lupa, que aumenta o zoom em áreas selecionadas em um documento, bem como opções para extrair textos e imagens, exportação formatos de imagem, e muito mais.


É um software freeware e por enquanto possui somente versão para Windows:

Download: http://www.snapfiles.com/get/pdfxchangeviewer.html

Para saber sobre um software similar para Linux, clique aqui.

15 de abr. de 2009

Aprenda MOODLE - Livros de MOODLE

No site MOODLE.ORG estão algumas sugestões de livros e materiais para estudo do MOODLE, tanto para usuários como administradores.

Mais informações: http://moodle.org/mod/data/view.php?d=55

2 de abr. de 2009

Falha de segurança no LaTeX do MOODLE: solução (MSA-09-0009)


Recebi hoje um e-mail "[securityalerts] Security notice: problem found in TeX and Algebra filters", apontando uma grave falha do LaTeX no MOODLE, que permite ver os conteúdos de certos arquivos de sistema. A mensagem completa pode ser vista neste link http://packetstormsecurity.org/0903-exploits/moodle-disclose.txt.

Vou postar aqui a solução que adotei para o nosso servidor do Departamento de Matemática.

Passo 1. Identificar se o servidor está realmente seguro.

Em qualquer local no MOODLE que aceite LaTeX, digite:

$$ \input{/etc/passwd} $$ ou [tex]\input{/etc/passwd} [/tex].

Se aparecer algo que não seja o próprio texto, o bug está confirmado.

Passo 2. Atualizando o filtro.
Vá no moodle.org e baixe a última versão do MOODLE (neste caso 1.9.4+). Descompacte em um diretório TEMPORÁRIO e copie todos os arquivos da pasta ../moodle/filter/tex/* para a mesma pasta de seu servidor web (Mantenha apenas o arquivo filter.php da versão 1.94, senão vei ter problemas com o alinhamento das fórmulas com o texto).

Passo 3. Aumentando a segurança do LaTex.
Se estiver utilizando o TeTex como compilador, edite o arquivo texmf.cnf (normalmente está em /etc/texmf/) trocando as seguintes linhas:

openout_any = p
openin_any = r % não alterar para p, pois não funcionará no moodle.

Passo 4. Reiniciando
Limpar qualquer processo relacionado ao LaTeX e o cache temporário das imagens geradas pelo LaTeX (em ../moodledata/filter/tex/*.gif)

Há outras soluções no moodle.org, mas esta é que foi a que achei melhor.

1 de abr. de 2009

Concepção em 1954 de um computador pessoal (PC) em 2004

O futuro da tecnologia é imprevisível e nesse contexto, não podemos prever o impacto das tecnologias no contexto escolar. Trago esta parte de um arquivo do Netlore Archive, que nos remete a algumas reflexões...

O rodapé da imagem nos diz que:

"Scientists from the RAND corporation have created this model to illustrate how a "Home Computer" could look like in the year 2004. However, the needed technology will not be economically feasible for the average home. Also the scientists readily admit that the computer will require not yet invented technology to actually work, but 50 years from now scientific progress is expected to solve these problems. With teletype interface and the FORTRAN language, the computer will be easy to use."

Fonte: http://urbanlegends.about.com/library/bl_rand_home_computer.htm


XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...