14 de mar. de 2009

Uma mapa conceitual diferente e interessante: mapa do Linux Kernel

Didática não é só preocupação de professores. O pessoal da www.makelinux.net criou um Mapa Conceitual para quem quer aprender e entender um pouco mais sobre a estrutura e funcionamento do Kernel do Linux, veja a referência abaixo:

http://www.makelinux.net/kernel_map#sd

Ou seja, será que tudo é possível de ser "explicado" através de um Mapa Conceitual?

10 de mar. de 2009

Dica de filmes e séries que abordam temas da Matemática

Trago aqui alguns filmes e séries que podem ser encontrados em locadores ou mesmo na programação da TV. Os temas podem tratar diretamente a Matemática, histórias de Matemáticos baseadas em fatos reais, histórias fictícias de pessoas mas que tratam de aspectos reais da matemática e aqueles que são pura ficção, mas com um toque de realidade.

Seguem os filmes que eu recomendo, porém nem todos podem ser trabalhados na escola por conterem cenas impróprias.

Quebrando a banca (2008)

Ben Campbell (Jim Sturgees) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites.




Número 23 (2007)

Walter Sparrow (Jim Carrey) é um simplório pai de família, que ganhou um livro de presente de sua esposa, Agatha (Virginia Madsen). Chamado "O Número 23", o livro narra a obsessão de um homem com este número e como isto começa a modificar sua vida. Ao lê-lo Walter reconhece várias de suas passagens, como sendo situações que ele próprio viveu. Aos poucos ele nota a presença do número 23 em seu passado e também no presente, tornando-se cada vez mais paranóico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a temer que ele esteja se tornando um assassino.




Flatland (2007)

Flatland é um universo em duas dimensões ocupado por figuras geométricas - quadrados, triângulos, círculos, etc. A Square, Advogada, encontra-se no meio de duas revoluções: a ascensão da lei marcial pela circular liderança de Flatland, e a chegada de uma esfera, CEO do Messias, uma criatura de um até então desconhecido mundo tridimensional.








A prova (2005)

Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Temendo enlouquecer que nem seu pai, Catherine se afasta de todos e vive isolada em sua casa. Na véspera do seu aniversário de 27 anos reaparece em sua vida Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno de Robert. Hal deseja pesquisar nos 103 cadernos escritos por Robert em seus anos de esclerose, desejando encontrar algo que possa ter alguma lógica, mas também se interessa por Catherine. Já Claire chega à cidade desejando vender a casa da família e fazer com que Catherine more com ela em Nova York.




Uma mente brilhante (2001)


John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.







Pi (1998)

Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que lhe permitiu descobrir o número completo do pi, o que fez ainda com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.




Gênio indomável (1997)

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.








Infinity (1996)

Baseado na história real de Richard Feynman (Matthew Broderick), um médico que se apaixona pela bela jovem Arline (Patricia Arquette), com quem têm uma forte ligação. Além disso, Richard é recrutado durante a II Guerra Mundial para participar de um projeto de desenvolvimento da bomba atômica.







O preço do desafio (1988)

Aclamado pelas platéias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática.





Donald no país da matemágica (1959 - original)

O Pato Donald compreende a importância da matemática com os gregos da Antigüidade, os primeiros a descobrirem alguns dos princípios matemáticos básicos. Em seqüências sucessivas, esses princípios são relacionados à música, escultura, pintura, arquitetura, mecânica, esportes e outras atividades do nosso dia-a-dia.







Séries recomendadas:

Numb3rs (2005-atual)

É um seriado americano protagonizado pelo Agente Federal do FBI Don Eppes (Rob Morrow) e seu irmão gênio matemático, Charlie Eppes (David Krumholtz), que ajuda Don a resolver os crimes no FBI. Basicamente o Professor Eppes utiliza a Matemática para desvendar alguns crimes que o FBI investiga. Apesar de algumas idéias serem "forçadas", no geral mostra-se um pouco como a Matemática Aplicada e a Física podem ajudar a resolver certas classes de problemas.





Cyberchase (2002-atual)

É um seriado em desenho animado que trata de situações difíceis que são resolvidas com Matemática. Jackie, Mateus e Inês - os heróis de culturas diferentes de Cyberchase - que, juntamente com o Cyberpássaro Dígito, em alguns momentos saem do seu mundo real e entram no ambiente do CyberEspaço onde desafiam o Hacker, que tem a intenção de dominar o Cyberespaço.







Para conhecer outros filmes e séries: http://world.std.com/~reinhold/mathmovies.html

9 de mar. de 2009

Reflexão: TIC e a formação de professores de Matemática

Por Prof. Jean Piton

Criar ambientes informatizados na escola, talvez seja um dos grandes desafios de nossas escolas, e para isso, faz-se necessário e fundamental criar-se verdadeiros cenários de aprendizagem em cursos de Licenciatura em Matemática. Valente (1997, p. 57) menciona que "deve-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividas durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir".

Em questões curriculares, o professor do ensino básico deve propiciar o desenvolvimento de competências que permitam que "o aluno deve reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social" (BRASIL, 2002, p. 32) e ainda "deverá acompanhar criticamente o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, tomando contato com os avanços das novas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento para se posicionar frente às questões de nossa atualidade. Utilizar o conhecimento matemático como apoio para compreender e julgar as aplicações tecnológicas dos diferentes campos científicos... (Ibid., p. 118)".

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) devem ser interpretadas com o conhecimento Matemático e com o conhecimento pedagógico do conteúdo Matemático. Com vistas ao desenvolvimento de competências nos estudantes escolares, os futuros professores de Matemática devem estar preparados. Piton-Gonçalves (2004, p. 56) menciona que devemos: "realizar a imersão tecnológica dos educadores, apresentado-lhes as tecnologias de uma forma pedagógica e não somente instrutiva ... deve ser realizada de forma reflexiva e concomitante com os aspectos teórico-metodológicos e processos de ensino/aprendizagem que permeiam os ambientes educacionais". O futuro professor de Matemática deverá estar preparado para enfrentar os problemas e buscar as soluções inerentes ao uso das TIC no contexto educacional, e para isso, deve-se trabalhar com estes estudantes o conhecimento pedagógico do conteúdo matemático e o conhecimento tecnológico inerente a esse contexto.

A visão das TIC no aspecto educacional é complementado por Piton-Gonçalves (2001, p. 17), que "em uma dimensão educacional a Tecnologia não consiste apenas em um recurso a mais para os professores motivarem as suas aulas, consiste sim em um meio que pode propiciar aos alunos novas formas de gerar e disseminar o conhecimento".

Os atuais professores de Matemática devem refletir sobre esse novo contexto tecnológico, criando novas oportunidades para que os alunos aprendam Matemática e ao mesmo tempo utilizem a tecnologia de forma que a Matemática, no contexto tecnológico, torne-se um caminho que possa superar as diferenças sociais e ainda possibilitar a formação adequada do sujeito ao mercado de trabalho".

Referências e Bibliografia

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

MILLER, G. A. Computers in Education: A Non-Orwellian View. In HAPER, STEWART, J. H. Run: Computer Education - Brooks/Cole, Monterey, 1983.

PITON-GONÇALVES, J. . Educação a Distância e Informática na Educação em cursos de Licenciatura em Matemática. In: IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Anais do IX ENEM, 2007.

PITON-GONÇALVES, J. . Uma experiência na disciplina de informática aplicada ao ensino para a licenciatura em matemática. In: VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006, São Paulo. Anais do VIII EPEM.

SALVADOR, J. A. ; PITON-GONÇALVES, J. . O Moodle como ferramenta de apoio a uma disciplina presencial de ciências exatas. In: COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2006, Passo Fundo. Anais do XXXIV COBENGE, 2006.

PITON-GONÇALVES, J. . Reflexões Permeadas pelo Software Educativo Formel. Revista Brasileira de Informática na Educação, SBC, v. 12, p. 51-57, 2004.

PITON-GONÇALVES, J. Uso de Jogos Computacionais Educativos Via Internet na Educação Matemática - Projeto FORMEL. In: XVII Prêmio Jovem Cientista, 2001, Brasília/DF. Anais do XVII Prêmio Jovem Cientista. Brasília/DF : CNPq 2001. v. XVII.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. V. 1, n. 1, p. 45-60, Julho 1997.

Dica: TeacherTube, vídeos educacionais estilo YouTube


TeacherTube é uma idéia de Jason Smith, um educador de escolas públicas de McKinney, Texas. Semelhante ao YouTube, a proposta é ter-se vídeos educacionais e instrucionais de fácil acesso.



Link para acesso: http://www.teachertube.com

Vídeo: uma visão dos estudantes de hoje

O antropólogo Michael Wesch da Kansas State University explora os impactos das novas mídias nas interações humanas. Ele convidou 200 estudantes que desenvolveram uma versão curta da aula de “Introduction to Cultural Anthropology” que está postada no Youtube. O vídeo nos remete a muitas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem nas universidades e escolas deste século.


XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...