29 de jan. de 2009

Dica: Jogos de Quebra Cabeça (Puzzle) em Java que envolvem raciocínio matemático

Diz-se que os primeiros quebra-cabeças surgiram quando alguns mapas começaram a ser colados em chapas de madeira em pequenos pedaços, por volta do Século XVIII. Em linhas gerais, um Jogo de Quebra-Cabeça trata de resolver um problema, que normalmente está ligado com a estratégia e um raciocínio matemático. Os quebra-cabeças são normalmente entendidos como um simples passatempo, mas para quem conhece este tipo de jogo, sabe que em alguns deles pode-se ter um certo tratamento matemático, principalmente algébricos e geométricos.

Com o objetivo de facilitar o acesso Simon Tatham e sua equipe desenvolveram o Simon Tatham's Portable Puzzle Collection. Trata-se de uma coleção de jogos em Java que podem ser acessados tanto pela Web quanto em seu desktop. Todos eles são compatíveis com Windows, Linux e outras plataformas que suportam a tecnologia Java. A licença é MIT licence. Seguem alguns exemplos dos jogos da coleção:



O site oficial é: http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/puzzles/

Além de possuir os jogos, existem os manuais.

DICA: para quem utiliza Ubuntu/Debian, basta instalar por apt-get install sgt-puzzles

26 de jan. de 2009

24 de jan. de 2009

Dica: softwares para o cálculo do número Pi com precisão


Existem alguns programas que podem ser utilizados para calcular o valor aproximado de Pi com n casas decimais, e abaixo cito dois bastante importantes e precisos. Atenção, dedique seu computador para este processo, pois irá utilizar muito sua CPU. Recomendo o uso de um cluster para o cálculo.

Linux: Compute Archimedes' constant Pi to arbitrary precision
http://dir.filewatcher.com/d/Debian/hurd-i386/math/pi_1.1.13-2_hurd-i386.deb.7958.html

Obs: possui pacotes para Debian e Ubuntu (apt-get install pi)

Windows:
http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=36

Curiosidade: cálculo de Pi em campeonato de overclocking

Sabe-se que número Pi é amplamente estudado e aplicado, mas poucos sabem que o cálculo deste número faz parte de um campeonato no Campus Party Brasil. A equipe BR-OCTeam quebrou o recorde nacional de overcloking (trata-se de uma técnica para fazer com que a máquina chegue ao máximo de rendimento, acima do estabelecido pelo fabricante), em que conseguiram aumentar a velocidade do processador Intel Core 2 Duo de 3 GHz para 5,6 GHz em 8,6 segundos no tempo de cálculo do número Pi com 1 milhão de casas decimais. Segundo o site do evento, o recorde mundial é de 6,5 segundos de cálculo do Pi em um processador que chegou à 6,8 GHz.

Referência

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3470420-EI12933,00.html

16 de jan. de 2009

Suite Educacional GCompris: um software educacional livre de Matemática, Português e Ciências para crianças

Um software bastante interessante é a Suite Educacional GCompris. Trata-se de um software livre que possui um conjunto de aplicativos educacionais para crianças de idade entre 2 e 10 anos (Educação infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental). Em linhas gerais, o GCompris apresenta desde jogos de entretenimento até atividades de raciocínio lógico. Além disso, trabalha com atividades que estimulam a coordenação motora e a percepção de transformações geométricas, tais como simetria e reflexão. As áreas de conhecimento que o GCompris trabalha são: matemática, ciências, geografia, jogos lúdicos e de raciocínio, leitura, pintura, arte, etc. Ele é interativo e multimídia, ou seja, possui som e animações em diversos níveis.

As telas a seguir trazem alguns telas do GCompris.


Menu de opções do jogo. Em cada opção existem sub-opções com os aplicativos.

Atividades do tipo "puzzle".

Sudoku infantil com vários níveis de dificuldade.

Torra de Hanói (observe as instruções). Alguns aplicativos da suite são interativos.

Aplicativo de geometria (analítica). Explora conceitos de simetria e reflexão.

Jogo dos números primos.

Você consegue saber quais são os pesos que equilibram a balança? Perceba que aqui é implicitamente explorado o conceito de equação (igualdade).

Uma metáfora para o jogo "adivinhe o número".

Menu de Matemática

Um experimento. O que deve ser feito para levar o barco (onde está o avatar) até sua casa?

Para potencializar a aprendizagem das crianças neste software, faz-se necessária a presença de um adulto que oriente-as nos menus e em algumas atividades. Na escola, faz-se uma ferramenta importante, principalmente para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A recomendação é que o professor explore antes as potencialidades dos aplicativos, pois muitos jogos (como por exemplo Hanói, alguns puzzles, xadrez) exigem estratégias complexas para as soluções, embora as crianças rapidamente consigam estratégias bastante interessantes.

O GCompris apresenta uma ferramenta administrativa para extremamente útil para professores a pais. Trata-se do GCompris Administrator.

Observe que os administradores podem configurar grupos, turmas (escola) e perfis de alunos. Além disso é possível restringir atividades e obter relatórios das atividades das crianças em todos os aplicativos da suite.

As possibilidades pedagógicas e a exploração do GCompris são inúmeras. Em alguns aplicativos a criança poderá trabalhar sozinha, para outros, nem tanto.

Para saber mais:

Site oficial: http://gcompris.net
Wiki: en.wikipedia.org/wiki/GCompris

Downloads:


Versão Linux (recursos ilimitados): http://superdownloads.uol.com.br/download/37/gcompris/

Obs: para quem utiliza Debian, Ubuntu, Kurumin, os pacotes estão no repositório oficial (por apt-get). Suse e Fedora também possuem, e seus .rpm devem ser baixados pelo Yum.

Versão Windows (recursos "bem" limitados): http://superdownloads.uol.com.br/download/194/gcompris-windows/

15 de jan. de 2009

WhiteBoardMeeting - Desenhos a mão livre no Skype (whiteboard)

O WhiteBoardMeeting é o plug-in extra do Skype que em tempo real permite que os usuários trabalhem com gráficos, texto a mão livre e edição de objetos (similar a um Paint). As modificações são vistas em tempo real pelos usuários. Permite a colaboração e a escrita a mão livre de fórmulas matemáticas. Se você tiver tablet notebook, potencializará a colaboração na escrita e comunicação.



Mais informações em: https://extras.skype.com/1137/view

6 de jan. de 2009

OpenOffice/BrOffice e Acordo Ortográfico - Vero


O Projeto VERO lançou em julho/2008 sua primeira versão do Verificador Ortográfico contemplando os ajustes do Acordo Ortográfico. A partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa. Brasil e Portugal passarão por um período de adaptação de três e seis anos, respectivamente. O Acordo representa mais um passo rumo à unificação ortográfica dos países de língua portuguesa.

Mais informações em http://www.broffice.org/verortografico

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...