13 de jul. de 2008

Tecnologia e Metodologia - Uma reflexão

Este é um vídeo do Youtube que traz uma reflexão sobre o uso do computador em sala de aula. Utilizaram o exemplo da tabuada. Percebam o uso do projetor multimídia que também exemplifica a sub-utilização do recurso.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4

5 de jul. de 2008

Arte e Matemática - Lego, Superfícies e Escher

Andrew Lipson's se considera um artista "nerd". Ele constrói objetos artísticos a partir de objetos matemáticos. Ele utiliza o brinquedo LEGO como matéria-prima. Ele constrói desdes superfícies matemáticas conhecidas, até reconstrói os trabalhos de Escher. Abaixo tem-se alguns exemplos de sua arte matemática.

Imagem: extraída de http://www.andrewlipson.com/escher/ascending.html

Imagem: extraída de http://www.andrewlipson.com/mobius.htm

Ele ensina em sua homepage como construiu estes trabalhos. Vale a pena conferir também seus outros trabalhos.

Referência: http://www.andrewlipson.com/lego.htm

2 de jul. de 2008

Artigo do professor: Educação a Distância e Informática na Educação em Cursos de Licenciatura em Matemática

Este é um artigo que traz dados e reflexões sobre a importância de abordar-se a EaD e a Informática na Educação na formação inicial de professores de Matemática.

Download

Referência

PITON-GONÇALVES, J. . Educação a Distância e Informática na Educação em cursos de Licenciatura em Matemática. In: IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Anais do IX ENEM, 2007.

Artigo do professor: A História da Matemática Comercial e Financeira

Gostaria de compartilhar um breve artigo publicado no portal SóMatemática que traz uma introdução à história da Matemática Financeira. Resumidamente aborda a origem dos juros e dos impostos, o surgimento dos bancos, o valor, a moeda e as primeiras aritméticas.

Referência: http://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira.php

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...