2 de mar. de 2008

Comparação entre MimeTex e JsMath no MOODLE


Aproveitando a oportunidade, resolvi testar ambos filtros e trazer alguns resultados, com o objetivo de melhor adequar as necessidades de cada MOODLE.

Mimetex

Após testes, o que percebo é que o MimeTex deixa toda a carga de processamento da imagem para o servidor, e além disso, deixa o cache das imagens no mesmo, permitindo reuso das imagens em outras partes do texto ou mesmo em outros cursos. O Mimetex gera uma imagem completa do código LaTeX.

JsMath

Já o JsMath, deixa a maior parte da carga de processamento para a máquina cliente, pois é baseado em Javascript. Apesar disso, ele permite que o usuário configure o cache local das imagens. O JsMath gera parte imagem, parte texto plano, o que facilita o "copy/paste" das fórmulas para um editor de textos, como o OpenOffice Writer. Além disso, permite imprimir o texto (fórmulas) em alta resolução (Figura 1).


Resultados preliminares

Conforme mencionado, cada um possui sua peculiaridade. Se o objetivo é fornecer opções ao usuário e deixar a carga de processamento ao mesmo, JsMath pode ser uma solução. Agora, se o objetivo é simplesmente "mostrar a fórmula", o MimeTex mostra-se um ótimo caminho.

Um ponto que considero importante é o debug da digitição das fórmulas. O MimeTex não acusa diretamente o erro de digitação, sendo que o JsMath mostra exatamente o erro (Figura 2).

Figura 1. Janela de opções ao usuário




Quanto a qualidade tipográfica, o JsMath se adequa mais ao alinhamento do texto (pois utiliza texto), enquanto que o MimeTex alinha a figura gerada ao texto. O JsMath permite a impressão e visualização em alta resolução.

Estes testes são preliminares, mas ajudam na escolha. Uma recomendação é fornecer flexibilidade ao usuário, onde no meu caso, utilizo ambos filtros, apenas diferenciando na chamada do filtro. Por exemplo, pode-se utilizar $$...$$ (para MimeTex) e [math]...[/math} (para JsMath).


Figura 2. Comparação entre MimeTex e JsMath




Fórmulas matemáticas no MOODLE - JsMath

Este é um filtro que utiliza javascript e CSS no Moodle para exibir fórmulas matemáticas. Diferente do LatexRender e do MimeTex, este utiliza o processamento da máquina cliente para mostrar as fórmulas. Assim, todo o controle passa a ser do cliente. Além disso é possível que o cliente configura para o JsMath fazer cache das fórmulas.

Instalação

Detalhes no link http://cvs.moodle.org/contrib/plugins/filter/jsmath/README.txt?view=markup

Utilização

No seu editor de texto HTML do MOODLE, utilize as tags \ (... \) ou \ [... \].

No arquivo filter.php é possível mudar estas tags, para por exemplo [math]...[/math].

Mas detalhes em: http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=709

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...