11 de dez. de 2007

Problemas com as notações > < e & no LatexRender do MOODLE

Um problema dos filtros MimeTex e do LatexRender no MOODLE é a inserção de certos comandos, como por exemplo "<" e ">", que são trocados por > <. Existem outros, e portanto, as instruções a seguir irá resolver uma classe de problemas da notação matemática no MOODLE (via LaTeX). A causa do problema está no editor HTML do MOODLE, que insere algumas tags que não são interpretadas pelos filtros.

Para ajustá-lo, acesse no servidor MOODLE o arquivo moodle/filter/latexrender/latex.php, e na
linha comentada "// if you use htmlArea to input the text then uncomment the next 6 lines", e tire o comentário das seguintes linhas, como mostrado abaixo:



Clique na imagem para ampliar.

D
epois, edite o arquivo moodle/filter/tex/latex.php. Procure a linha mostrada na figura a seguir e insira os 4 novos comentários.



Pronto. Agora é só salvar e utilizar.


5 de dez. de 2007

Entrevista do CNPq com o Prof. Jean

O Prof. Jean Piton foi o primeiro colocado da categoria Estudante do Ensino Superior do Prêmio Jovem Cientista em 2001. Naquele ano, o tema proposto foi Novas Metodologias para a Educação.

Na entrevista o professor deixa a seguinte mensagem aos novos participantes: “Nada é impossível. O mais importante não é vencer, mas sim participar. Participando você irá, de alguma forma, estudar, pesquisar e se aperfeiçoar. O que importa é o ganho pessoal com o trabalho e o esforço”.


Veja a entrevista na íntegra (CNPq)

Videoconferência no MOODLE - DimDim


DimDim é um plataforma que permite videoconferências, incluindo um plug-in para MOODLE. Um módulo agregado interessante e que está sendo testado pela equipe de apoio em EAD do CCUEC (Centro de Computação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP) é o DimDim Conference Server. O DimDim é o primeiro Conference Server (Web Conference) baseado em plataforma de código livre.



Fontes e mais informações:

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...