16 de out. de 2023

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert


Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado.

A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de conceber-se a Geometria Euclidiana, a Geometria Analítica e as demais Geometrias. 

A Geometria da Tartaruga encontra-se tanto o estilo axiomático de Euclides (Lógico), quanto o de Descartes (Analítico). Encontramos, assim, esses dois estilos inseridos no Logo, através do micromundo da Tartaruga. 

Também é um estilo computacional de Geometria que, por sua estrutura subjacente, faz uma abordagem construtivista da própria Geometria Euclidiana e das demais formas de abordagens da Geometria (Miskulin, 1999).

Recomendamos o estudo de Schorr et al. (2022) que apresenta um estudo sobre a percepção de estudantes da Educação Básica durante o ensino de Geometria Plana, utilizando as ferramentas Xlogo e Scratch.

Nessa linha, o XLOGO é um interpretador LOGO escrito em JAVA. Ele suporta 8 idiomas e é distribuído sob licença GPL (software livre). Infelizmente, tudo indica (desde 15 de outubro de 2023) que o projeto foi descontinuado (http://xlogo.tuxfamily.org). Mas, conservamos alguns arquivos que estão disponíveis para download.

Downloads



Referências

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Concepções Teórico Metodológicas sobre a Introdução e a Utilização de Computadores no Processo Ensino/Aprendizagem da Geometria. 1999. 545p. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) - FE, Unicamp, Campinas (SP).

SCHORR, Maria C.; CALHEIRO, Kauan M.; DULLIUS, Maria M.; QUARTIERI, Marli T.; NEIDE, Italo G.. XLogo ou Scratch: um comparativo entre os softwares para apoiar o ensino da Geometria Plana na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 186-195. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.225100.

XLOGO - Tartaruga LOGO de Papert

Edit: o post original é de 2007, e foi editado e atualizado. A Geometria da Tartaruga caracteriza-se por uma forma diferenciada de concebe...